Pará é destaque nacional do Programa Luz Para Todos em 2014

Continua depois da publicidade

O Pará lidera o ranking elaborado pelo Ministério das Minas e Energia, que coloca a Celpa como a concessionária campeã do número de ligações do Programa Luz Para Todos (PLPT) em todo o País. Até dezembro de 2014 a Celpa realizou cerca de 23 mil ligações. Somente em dezembro de 2014 foram feitas 6.147 ligações do PLPT no Estado do Pará.

PLPT

O PLPT é um programa federal, criado para levar energia às comunidades rurais, distantes dos centros urbanos, realizado em parceria com as concessionárias de energia, que recebem metas definidas para cumprir anualmente.

Para se ter uma ideia da importância do programa para as comunidades rurais, ribeirinhas, pequenos agricultores e indígenas, em 2013 foram aplicados R$ 52 milhões e em 2014 houve um significativo acréscimo para R$ 227 milhões. Estes investimentos possibilitaram a construção de 8.275 quilômetros de rede de energia em todas as regiões do Pará.

O programa abrange a diversidade regional no Pará dentro da filosofia de universalização da energia elétrica. Desde o início da implantação do PLPT no Pará, no arquipélago do Marajó, por exemplo,  foram realizadas cerca de  11 mil ligações do Luz Para Todos em diversas comunidades dos 16 municípios que compõem a ilha. Só em 2014 foram feitas cerca de um mil ligações no Marajó. Já na área da aldeia Sawre Muybu, localizada no município de Itaituba, os indígenas e pequenos produtores rurais próximos da aldeia receberam 86 ligações, a partir da instalação de 317 postes e 42 quilômetros de rede de energia na área.