A quem interessar possa!

Continua depois da publicidade

Quando alguém se dispõe a escrever um blog para repercutir notícias e dar sua opinião nos fatos que divulga, principalmente quando esses fatos envolvem política, está sujeito ao contraditório, que é quando alguém acha que tudo o que foi dito é besteira e tenta descaracterizá-lo, elencando razões que comprovariam estar errado o autor.

Meu Blog fez seis anos em 2014. Nesses seis anos procurei me manter em situação positivista em relação à maioria dos políticos locais e dos governos que passaram em Parauapebas e região. Acredito que apontar apenas os erros não é a forma ideal de contribuir para que sejam solucionados.

Tenho posição firme quanto a isso. Este não é um blog de denúncias vazias e de ataques pessoais à honra e à família de políticos. Não! Aqui se denuncia o que se pode provar. Aqui não se cobra de representantes do Ministério Público ou de Tribunais de Contas que atendam reclamações e publicações, quase sempre onde apenas um lado é ouvido ou porque me conluio com pessoas que visam crescer politicamente e querem que quem está no poder simplesmente saia de lá. Aqui não se acusa sem prova e não se muda de opinião ou de lado como fazem muitos pseudos-articulistas por aí.

Aqui você nunca leu ou vai ler que o trabalho do jornalista A, B ou C é ruim ou tendencioso. Eles que articulem para quem ou o que quiserem.

Como disse antes, não gosto de comentar o que diz colegas blogueiros, todavia, hoje terei que fazê-lo, pois sinceramente não entendo essa preocupação comigo do aziago carcereiro da polícia candanga, que escreve o Blog Sol do Carajás. Não entendo a insistência que ele tem em classificar este blogueiro como vendido e o meu blog como de aluguel.

Será inveja, já que ele, outrora defensor inconteste do PT e de Darci, passou a criticar e fazer agressões pessoais ao ex-prefeito, ao partido e aos aliados deste nas últimas eleições  simplesmente por acreditar que isso lhe daria cartaz com o atual prefeito, o qual passou a defender em um passe de mágica com toda a voracidade possível e imaginável?

Aqui, quando se denuncia algo é porque as provas estão arquivadas e, se necessário, serão mostradas em qualquer tempo.

Nos últimos dias disse em uma das colunas que recebera a informação de que o vereador parauapebense Charles Borges (SDD) teria procurado um empresário em Brasília para tentar extorquí-lo. Disse porque o empresário assinou um documento se responsabilizando pela autoria da denúncia e coube a mim apenas a divulgação da mesma. O documento e as provas estão guardados para serem apresentadas quando for necessário. Não ataquei ou fiz ataques covardes ao vereador. Muito pelo contrário, antes de publicar a denúncia estive pessoalmente na residência do mesmo para comunicar ter recebido-a e que iria publicá-la, todavia, gostara que ele se manifestasse à respeito. A resposta do vereador foi de que o fato não teria acontecido e que não iria dar declaração nenhuma. Fiz o que deve fazer qualquer jornalista ou blogueiro que tem a informação correta como moeda de troca com seus leitores, procurei a outra parte e dei a ela o amplo direito de defesa.

Estou em Parauapebas há exatos 30 anos. Conheço muita gente e a maioria dos políticos que aqui militam. Não me envolvo em golpes políticos com A ou B. Não tento manipular meus milhares de leitores com notícias produzidas por políticos ou asseclas destes. Como disse, conheço bem a maioria dos políticos locais e posso afirmar com absoluta certeza que a grande maioria deles não está nem aí para o povo ou para o eleitor. Sem querer generalizar, a grande maioria quer mesmo é se dar bem. Manipulam tudo e todos pelo poder. Alguns, se continuassem em suas atividades profissionais ganhariam bem mais que o salário de vereador, contudo, em um lampejo de altruísmo invejável, preferiram dedicar o restante da vida em prol dos mais necessitados.

Não vai ser no meu blog que políticos que há alguns dias comiam (alguns ainda comem) no prato do governo vão ganhar notoriedade por ter criado uma CPI porque o prefeito não cedeu à algumas exigências momentâneas desses e por esse motivos se rebelaram. E explico porque.

Qual o objetivo de uma CPI?

Uma CPI deve ser criada com objetivo definido em requerimento solicitando sua implantação. Após as investigações, apuradas irregularidades, estas devem ser encaminhadas ao Ministério Público para que este ofereça a denúncia à justiça.

Ora, o objetivo dessa CPI ( investigar a compra de contraceptivos pela Secretaria de Saúde de Parauapebas) já é fruto de uma denúncia apurada pelo Conselho Municipal de Saúde e encaminhada ao MP. Ou seja, qualquer que seja a conclusão da investigação dos vereadores esta já é fruto de investigação no MP e, portanto, esta CPI perdeu seu objetivo.

Quero deixar bem claro aqui que não sou contra a criação de CPI alguma. Acredito que investigar possíveis erros de conduta, equívocos administrativos ou má condução do erário é dever dos vereadores e que estes devem ser aplaudidos quando cumprem seus papéis de legisladores.

Os vereadores têm um papel importantíssimo no sistema administrativo municipal, todavia, penso que nossos edis perderam o foco. Não essa Câmara, mas as anteriores também. Por Parauapebas ser uma cidade de grandes recursos financeiros, nossos nobres legisladores não se preocuparam ou se preocupam em criar leis que visem o crescimento ordenado do município. Não fiscalizam nada, não criam nada, não estão nem aí pra nada, a não ser em vestir seus terninhos nas terças-feiras e usar a tribuna da Câmara por 20 minutos de demagogias imorais e absurdas, e passar no caixa no final do mês para apanhar seus suados dividendos.

Faço 50 anos no meio do ano que vem. Já passou aquele tempo em que eu sentia a necessidade de explicar as razões de minhas atitudes. Desculpem pelo desabafo, mas sempre acreditei que cada um deve levar a vida como quer e isso deve ser respeitado por todos, mesmos por aqueles sem escrúpulos algum.

28 comentários em “A quem interessar possa!

  1. Marcos Lima Câmara Responder

    Não o conheço, a não ser pela leitura quase diária de seu blog, jornalista Zé Dudu. Parabéns pela sua posição de independência, o que falta para muitos que se dizem jornalistas e blogueiros, mas não passam de oportunistas e fofoqueiros.

  2. Anonimous Responder

    Caro Zé, nesses mesmos seis anos de existência do seu blog, de inicio fazia isso, sem provas, apenas tentando um cala-boca por parte de políticos da região. Voce não está errado em se vender, pois assim que consegue sobreviver e paga suas contas, que alias estão sendo bem pagas por conta das partes das cotas de propaganda que as empresas que ganharam a licitação da publicidade da prefeitura e da camara foram obrigadas a reservar ao teu blog, assim como vários outros meios de comunicação sem expressão da cidade. Está nos autos das licitações, é só conferir.
    Quem nunca se lembra dos ataques pessoais que fizeste ao ex-prefeito Darci, ao atual, inclusive o chamando de caloteiro e muito mais, tudo para defender a campanha do Coutinho, etc. Infelizmente é a verdade, voce defende um governo corrupto, governado por um nepotista que se usa do cargo para usurpar os cofres publicos, garantindo a vida dos filhos, e pagando grande parte das dividas da empresa ao qual ele é dono. Se formos rever as dividas da Integral antes do corrupto prefeito assumir é de se expantar e se formos ver hj ou adiante veremos que todas as dividas foram liquidadas e pagas, sendo que neste periodo a empresa deixou de realizar serviços à VALE.
    Um dia o povo de Parauapebas irá se acordar e vai acabar com tudo isso que estamos vendo, que a cada dia piora mais. As pessoas que te apoiaram certamente são contratados da prefeitura e da camara e tem de defender seus interesses…

  3. Anônimo Responder

    dizer que parauapebas tem um governo honesto, só mesmo participando dos desvios junto com ele, são 19 meses de catastrófico governo afundado em denúncias de corrupção, da qual até a quadrilha do PT a nível nacional tem que sentir inveja mesmo com a prática do mensalão, afinal, são 3 bilhões até a presente data de orçamento consumido nesse desgoverno, mas vamos enumerar também às obras afinal dizem que ele (o governo), está trabalhando.
    durante esses 19 meses já inaugurou 10 pontes, 10 escolas das quais 9 foram construidas no governo corrupto do PT, o centro de abastecimento que também foi construida no governo anterior, reforma das praças só co tintas já que não mudou seu desinig, destruição parcial do morro dos ventos, aterro de parte do corrego sebosinho, e agora está iniciando mais uma obra para não concluir, ou seja só conseguiu até agora com essa bagatela de 3 bilhões contruir no ínfemo governo, as 10 pontes e 1 escola, 11 obras e 15 reformas, fazendo a média ponderada deduzindo a folha de pagamento que representa 1/6 dos 3 bilhôes, temos para cada obra um valor de R$ 95.000.000,00 pasmem (noventa e cinco milhões de média por obra já realizada nesse governo, agora devensores desse Alibabá e os 27 Ladroês me mostrem onde está a obra desse governo que pode ser avaliada ainda que superfaturada, pelo menos 2 milhôes?

  4. Jorge Clesio Responder

    Como gentílico e natural de Parauapebas sempre acompanhei o Blog do Zé Dudu, pude notar o desvio de foco, sempre comentei, porém quando sempre comentei sobre isso nuca foi aprovador pelo moderador. Nos textos e análises pode-se notar a ingenuidade proposital imposta por ele, a tendenciosidade está sempre evidente ultimamente.

    A intenção de não deixar questionamento na mente dos leitores sempre foi o forte do autor, a intenção é sempre aliviar os anseios de saber mais, limitando-nos a fazer mais questionamento sobre um fato. São textos similares a texto da situação, cheio de arrodeios e argumentos bonitinhos para enfeitar e embelezar qualquer ato de destruição e corrupção contra a sociedade.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Fico lisonjeado com o poder de persuasão que você alega que tenho. Quanto ao restante, acredito que cada um deve fazer ou agir da maneira como quer. Ninguém é obrigado, Clesio, a fazer o que não quer ou acha ruim. Você tem um blog e escreve nele o que sente e acredita. Assim o faço no meu e continuarei fazendo. Goste ou não você!

  5. sabe td Responder

    Beleza zé dudu esses carniças mercenarios pensam que todo mun do é igual a eles, esse sol de carajas é uma emprensinha marrom de meia tijela, e todo mundo sabe que é querendo dinheiro, mas seu valmir não compra mercenarios então ele vai ficar enturidoooooo Voce é um grande blogueiro investigativo não é desmiolado que escreve com tendencias negativas . Parabens por Parauapebas ter um blog que envia noticias fresquinhas e verdadeiras. aproveito para dizer que o esposo da vice prefeita é quem esta fornecendo comida e cachaça para esses manifestante, inclusive existe video desse ato. até a s faixas foi ele que mandou fazer e ainda disse que articula o pessoal para zoar e ele fica passando mensagem controlando o povo igual a marionete isso sim é vergonhosooooo Sou sua fã.

  6. Valdecir Martins Responder

    Meu caro Zedudu! Muito convincente a sua resposta. Gosto da maneira como você escreve. Sem querer lhe jogar confetes, mas comparo você ao grande mestre do jornalismo paraense, quem tive a honra de conhecer pessoalmente Lúcio Flávio Pinto. Parabéns! Não dê credibilidade, melhor, nem comente post desse Sol de Carajás. Na verdade ele não passa de um sevandija.

  7. Maria Francisca Responder

    Credibilidade é algo que se conquista,exatamente como o seu blog conquistou,quando quero ver noticias de verdade ,saber de Parauapebas é aqui que venho.Concordo com você,esse povo que jura amor pela cidade pela coisa pública,porque ficaram 8 anos calados?Quando Parauapebas era assaltada pela administração do PT/Darci?Onde esses bons samaritanos estavam?Tudo isso me enjoa,só nós deixa mais descrentes com a política,a eleição passada não votei em ninguém,justamente pelo cenário que se encontrava a nossa cidade.Mais não é por causa disso que vou torcer contra a administração que aí está,que pelo jeito está fazendo a coisa certa,basta olhar o curriculo dos descontentes!!!

  8. Leo Responder

    Ze Dudu, não é a toa que seu blog fez seis anos em 2014. Acho que ninguem consegue manter algo do tipo por seis anos se não tiver um ótimo reconhecimento no ramo e se não demonstrar seriedade e confiabilidade para com seus clientes e os internautas que são os mais interessados.
    Arrasou no seu texto, e na sua resposta também para esse tal de Pedro.
    Ele deve ser da oposição, do PT mais precisamente, porque eles so sabem é atacar ou falar besteiras do atual prefeito, inveja pura por que o atual prefeito fez em 2 anos o que eles não fizeram em oito. E vem mais melhorias para Parauapebas aí nos próximos anos.

    Sou fã do seu blog desde que cheguei em Parauapebas, visito ele todos os dias pois eu sei que aqui encontro informações verdadeiras e precisas, e de fontes confiáveis. Vlw, continue assim, abraços e sucesso.

  9. Eleitor Responder

    Zedudu Parabens, pessoas como Pedro nem vale a pena publicar o comentário. O que voccê escreveu é realmente verdade. Se a gente colocar um Contêiner na frente da Câmara Municipal não sobra ninguem.

  10. Pedro Responder

    Vestiu a carapuça mesmo,,,, hein Zé Dudu??
    Está desabafando porque sentiu necessidade de explicar a tendência em defender e/ou não publicar as trapalhadas do Velhote e sua turma….
    Você já foi imparcial, hoje seu blog não é mais o mesmo e perde espaço e confiabilidade!!!

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Eu já penso o contrário, e, contrariando o que você pensa, o Blog está bombando de acessos, ocupando hoje posição entre os 2.000 mais acessados do país. E é assim porque dá amplo direito ao contraditório, permitindo até que pessoas do seu estirpe, notadamente um analfabeto político ou apaixonado por um partido em decadente queda, venha aqui expressar sua opinião. Sobre imparcialidade no jornalismo posso afirmar com todas as letras que esta não existe. Se eu estivesse aqui falando mal do político que você chama de velhote minha confiabilidade estaria em alta com você? Certo que voltará sempre, pois sabe que quando precisar de uma informação correta e sem vícios dos que manipulam a informação encontrará aqui. Um grande abraço, Pedro!

      • Vilma Mendes Responder

        Até que enfim leio uma resposta a altura… Parabéns e esse blog sol de carajás deixa muito a desejar, fica tentando ofender, instigar e não apenas expor as noticias…eles sim querem dinheiro para se calar, mas pelo jeito esse prefeito não faz isso não.

Deixe seu comentário

Posts relacionados