Um bando de Nicolaus

Continua depois da publicidade

Passados 230 dias da posse do prefeito Valmir Mariano em Parauapebas o que se vê é que o homem ainda não assumiu o cargo, ou pelo menos não se investiu gestor.

Restando pouco mais de 130 dias para o fim do ano o sentimento é que este já está perdido. Pouco, muito pouco foi feito até agora. E pelo rumo que vem tomando a administração Valmir Mariano, muito pouco será feito.

Tenho conversado bastante com pessoas ligadas ao governo e posso afirmar que as perspectivas não são nada boas. Nunca antes na história política de Parauapebas se viu tanta desordem administrativa. Não há rumo, não há acertos, não há direcionamentos. O governo é um Deus nos acuda, uma casa de Mãe Joana onde todos mandam e ninguém obedece!

Quais motivos teriam levado um governo eleito sob forte aclamação popular a se transformar nesse pandemônio de sandices administrativas? Seria o fato de termos um prefeito empresário e que pouco, muito pouco, sabe de política?

A resposta, em minha opinião é simples. Histórico político!

Parauapebas, desde seu primeiro governo, teve um ente político que resolvia todas as situações que por ventura poderiam trazer embaraços aos governantes. Foram os casos de Welney Lopes nos governos Faisal e Bel Mesquita, Junior Romão no governo Chico das Cortinas e Hernandes Margalho no governo Darci Lermen. Tais figuras, embora inferiores hierarquicamente aos prefeitos, tratavam com fornecedores, vereadores e demais políticos como se gestores fossem. E, o mais importante, eram respeitadas por eles e poucas vezes suas ações foram desautorizadas pelos chefes de direito. Nesse governo, digamos, paralelo, a carruagem seguia e a engrenagem funcionava.

No governo Valmir Mariano essa figura inexiste até o momento e aí está a causa de tantos transtornos. Vários tentaram se impor como essa figura e isso trouxe um desgaste interno na gestão. Vendo que seu intento não se concretizava, os candidatos a primeiro-ministro deixaram de lado o desejo e passaram a perseguir àqueles que almejavam o cargo.

Não citarei nomes para que não ocorra qualquer tipo de constrangimento, todavia posso afirmar que tal intenção passou pela cabeça de políticos, assessores, secretários, empresários e fazendeiros. Ninguém se firmou. Daí começou o fogo amigo dentro do governo.

Valmir, na sapiência que sua sexagenária idade lhe concedeu, preferiu olhar de longe o que acontecia. Um fato temos que ressaltar: em campanha, Valmir nunca disse que era político, preferindo ser chamado de empresário de sucesso, afirmando sempre que usaria esse conhecimento empresarial para colocar Parauapebas nos eixos.

Contudo, o empresário de sucesso não soube, até o momento, tratar com vereadores e subordinados.

Com o legislativo, por falta de habilidade política, o prefeito mantém a distância exata exaltada por aqueles que defendem uma relação paralela à de sogra: “que não more não tão longe para que ela venha com as malas, mas também não tão perto para que ela venha de chinelinho”. Trata alguns com desdém e permite intervenções e palpites de outros, não sabendo ele que vereador é vereador desde que o mundo é mundo. Ainda mais nessa atual Câmara, onde o fisiologismo é aquele da “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Mostrado o problema, aponta-se a solução. Quanto ao legislativo, o prefeito deve manter relação cordial e pacífica. Já que não tem aquela figura acima citada, que se mantenha a responsabilidade. Esqueça vereador sanguessuga que só quer colocar equipamentos de amigos na Semob; que tenta derrubar secretário com o simples objetivo de emplacar um dos seus no lugar; que quer mandar mais que o próprio prefeito. Em Parauapebas a base aliada é a que mais cobra, que mais dá palpite (quase sempre errado); que fala mal do governo quando devia defendê-lo. Tem vereador da base aliada que acredita piamente que Valmir só se elegeu porque teve seu apoio, quando na verdade foi o contrário.

Com os subordinados, Valmir mantém uma relação que aos poucos está se tornando de ódio. Nenhum secretário se sente confortável e isso vem trazendo desgastes irreparáveis. Fazendo jus ao título deste artigo, o que temos hoje na administração são verdadeiros Nicolaus. Alguns desvirtuados para o lado do juiz (Nicolau dos Santos Neto), outros para o do fundador do pensamento e da ciência política moderna (Nicolau Maquiavel).

Os que se baseiam no primeiro buscam a todo custo a satisfação financeira. Os que apelam para o segundo, ateiam gasolina na fogueira política instalada pela falta de visão do gestor. Ambos esquecem que governo é um todo, que não adianta o SAEEP funcionar se a SEMOB não conseguir emplacar obras que distribuam água à população. Que não adianta a educação ser de vanguarda se nossos alunos estão passando mal em virtude de uma saúde deficiente. Governo é conjunto e todas as secretarias e autarquias são dentes de uma grande engrenagem. Quando um deles se quebra o funcionamento dessa máquina governamental é prejudicado e tende a forçar os outros dentes, na maioria das vezes quebrando-os.

Um governo onde a intriga prevalece nunca chegará a lugar algum. O povo precisa de esperança, vive disso. Não é justo que os próprios agentes políticos colocados nos cargos para que tal esperança seja executada demonstrem uma total falta de habilidade com a coisa pública. Tá certo que uma empresa privada é diferente da pública, mas convenhamos, já se passaram oito meses e isso ainda não foi absorvido?

Mostrando o problema, aponta-se a solução. O prefeito precisa urgentemente reorganizar a casa fazendo novas aquisições ou trazendo para um objetivo comum aqueles que escolheu. É preciso banir de vez certas figuras que falam em nome do prefeito e conscientizar colaboradores de que o governo é uno e só com esse pensamento os intermináveis recursos serão bem aplicados, tornando essa rica cidade em uma cidade feliz. É preciso sabedoria para diagnosticar problemas e sabedoria maior para aplicar o tratamento. Até o momento o que se viu foram diagnósticos equivocados e tratamentos errados.

É preciso que o prefeito assuma definitivamente as rédeas do governo e trate a coisa pública como tratou sua empresa, quando delegou poderes, cobrou ações, manteve a cordialidade e o respeito com os colaboradores. O que diferencia a coisa pública da privada é a forma política como se trata a gestão, os objetivos. Na iniciativa privada visa-se o lucro, na publica esse lucro é o bem estar da população. É preciso que o prefeito use,agora, toda a sua experiência adquirida ao longo dos anos na iniciativa privada para administrar Parauapebas.

Dentro desse governo existem pessoas capazes, experientes e com traquejo político. Cabe ao prefeito, que se diz formador de equipe, construir essa equipe de forma que absurdos políticos administrativos não aconteçam mais. Essa ação não pode mais esperar. Valmir é conhecido por ter um tempo diferente dos demais, o tempo de agir chegou.

Água, saúde, educação, habitação, trânsito, falta de perspectivas futuras na economia… os problemas são muitos, não há a necessidade de que outros sejam criados. É preciso ajustar a engrenagem, lubificá-la, colocá-la no rumo. Se isso for feito talvez Parauapebas aprenda a seguir em frente sem o despotismo apresentado em gestões anteriores e sim com verdadeiros estadistas que buscam o bem estar de seu povo.

28 comentários em “Um bando de Nicolaus

  1. Penha Responder

    Diante de todas as mazelas expostas, ainda existe outra, que é a fuga de cérebros. Falo dos funcionários efetivos e competentes que estão sendo desprezados para dar lugar aos contratados(sunga-sungas) que já somam quase 100% daqueles. Estes, a cada reviravolta, têm que correr atrás de um lugar ao sol e de preferência para bem longe dos seus lugares de origem. Seria demais pedir para esses lesos preservarem pelo menos os funcionários efetivos, os quais são o corpo do governo?

  2. Jose Francisco Responder

    OLÁ DUDU, GOSTARIA DE VC INVESTIGASSE A SEGUNDA-DAMA A ADVOGADA INERCIA NEBETANIA QUE TA FAZENDO UM VERDADEIRO INFERNO NO GABINETE DO PREFEITO, TA DESFAZENDO AGENDA DO PREFEITO, BATENDO DE FRENTE COM O NOVO CHEFE DE GABINETE, VEREADORES, BLINDOU O VELHOTE O NEGOCIO LÁ PIOROU!

  3. Lampião Responder

    O Velhote ta perdido,não sabe Governar, a prefeitura tá um samba de crioulo doido, com um monte de incompetente mandando, até um vereador analfabeto q mandar na educação ora se pode, toda semana cai secretário, o prefeito só consegue inimigo, os vereadores são uma piada. E o povose ferrando.

  4. Pers Pícácio Responder

    O Zé é bom redator. Acompanhava muitos blogs e fui deixando com o tempo. Passei a seguir somente os de melhor conteúdo.Acrescenta aí Zé a questão de mais TRES gestores(prefeitos paralelos)que está causando clima ridículo em Secretarías que se dizem suas. E os três edís fecharam questão. Um vai ajudar o outro a esturrar na ducação, Saúde e Obras.

  5. BENZADEUS ! ! Responder

    São dezesseis anos de esquemas e montagem de artifícios contábeis !
    Todos estes citados acima tiveram seus méritos e a continuidade garantiu o esquema !

    Eram projetos opostos e lideres adversários que terminaram juntos!

    Agora a mudança de 16 anos de projetos políticos fracos e fisiológicos não aconteci do dia para noite leva tempo e muito trabalho.

    Um existe um projeto politico de mudança sem perdas e incômodos esta guerra não tem vencedor!

    A sociedade espera por mudança e não será percebida no curto prazo!

    Dezesseis( 16 ) anos é metade de o ciclo de crescimento e transformação econômica de uma região carente de bons quadros no exercício da administração pública!

    Ate em regiões mais desenvolvidas estas mudanças acontecem de forma mais lenta

    Há que ter paciência !

    As responsabilidades cresce a medida que as demandas sociais crescem e PARAUAPEBAS não é diferente!

    O plano 500 esta fora de foco com as demandas de curto prazo do município é um sonho distante!

    Realinhar esta bússola e ouvir mais a população é grande passo para consolidar as mudança que tanto espera a população de PARAUAPEBAS !

    Plano de Governo Simples e exequível 1

    Isto que a população espera ! ações de governo concretas !

  6. Ateu Comovido Responder

    Parabens Zé Dudu, acertou no alvo, Seu Valmir continua fora do rumo e parece que não vai acertar tão cedo esse rumo.

  7. BENZADEUS ! ! Responder

    Quebrar esquemas e ter as diretrizes de governo andando não é fácil!

    Quem ganhou a eleição não foi um grupo politico !

    Foi o capital politico da mudança ! Onde andam os elementos da politica passada , estão nos bastidores e ate hoje não engoliram a derrota , estão camuflados em pele de cordeiros mas aparecerão em breve.

    Estão vivendo de caridade enclausurados em suas tocas.

    E isto incomoda muita gente !

    Muitos interesses pessoais em jogo!
    Muitas frustrações!
    Muita grana perdida!
    A fonte secou para muitos!

    As disputas pelo poder irá continuar a ganância é grande e a população que sofre!

  8. ze da d20 Responder

    No governa Darci ele fez alguma coisa depois de um ano e meio ou vcs nao lembra.so depois que MARCELO CATALAO DEICHOU DE MAMA NAS TETAS,HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEH

  9. OLINTO VIEIRA Responder

    Caro amigo, anônimo das 14:46, so agora vi seu comentário, afirmando a autoria do texto do Zé Eduardo a mim. O primeiro sinal do bom leitor, saiba, é conhecer e reconhecer o texto dos autores, mesmo que eles sejam medianos como eu. Tenho treze anos em Parauapebas e participei ativamente da vida política da cidade. Aliás, fiz até uma crônica sobre isso, ha um tempo, num dos jornais que escrevi. Atualmente escrevo no Jornal Regional semanalmente. Escrever, para mim, é uma forma de extravasar, especialmente quando as tensões do dia a dia são desgastantes. Agradeço a internet por dar espaço a escritores medíocres como eu, de poder, de alguma forma, ter um pequeno espaço. Mas como ia dizendo, sei de muitas coisas sobre a política e como ela funciona aqui, não vale a pena escrever, não é o meu forte, não faz meu estilo. Faço o meu trabalho e na minha casa, me desligo por completo no que diz respeito a isso. Tenho dois filhos e prefiro dar atenção a eles, quando posso. Conheço o Zé Eduardo desde que aqui cheguei, foi meu venerável mestre na Maçonaria e ele tem conhecimento e inteligência suficientes para produzir os textos dele, pois além de acompanhar a política local (e atualmente é o mais longevo) é o mais lido blogueiro do Pará e reúne condições intelectuais para isso. Ele ja me convidou para escrever sobre direito ou temas políticas e eu recusei, justamente por fazer parte dos governos que entram e saem, não seria ético. Minha opinião sobre os governos, todos eles, estão nos pareceres que dou e assino, na PMP ou qualquer outro assunto que por força de minha profissão, devo me pronunciar. Sobre os assuntos que gosto de escrever, literatura, assuntos do dia a dia, eles não chamam tanto a atenção das pessoas quanto o ti-ti-ti da política. Tanto que meu último artigo ” o advogado do diabo” está lá , sem comentários, no blog do Zé Dudu. As pessoas continuam preferindo falar das pessoas, nos comentários, isso é uma tendência mundial. Meu blog também existe (www.olintovieira.blogspot.com.br), mas é impopular. Porquê? me recuso a falar sobre os bastidores da política e isso também não dá ‘ibope’. Escrevo no “Jornal Regional” toda semana, tenho uma coluna lá, leia. Seja um leitor meu, por favor, tenho tão poucos! Tenho certeza que lendo duas ou três colunas, sempre me reconhecerá nos meus escritos e eu tenho um sonho de um dia escrever um livro de crônicas reunidas. Deixo claro que acho imprescindível que haja espaço para esta política local, mais ‘assanhada’ que o texto diz, isso é uma conquista da democracia; por existir espaço para tal crítica, absurdos maiores não aconteceriam. Mas cada qual no seu cada qual. Grato amigo, por proporcionar este esclarecimento.

  10. tucano Responder

    sinceramente cida eu não espero mas nada desse governo, votei sim no walmir mas hoje nem sobre tortura, o governo está perdido

  11. Anônimo Responder

    Vejo que O Valmir ainda não conseguiu orquestrar sua equipe ainda, pelo que conheço da política de Parauapebas, a figura do Prefeito sempre foi de “boneco de marionete”, sempre na mão dos secretários e vereadores, pois só pensam nos seus umbigos. A hora que ele tiver secretários pé no chão, a coisa anda, pois Parauapebas é uma cidade imprevisível, pois sua população cresce muito, e desordenadamente, onde infelizmente o planejamento tem que acompanhar as invasões, os loteamentos clandestinos e outras coisas mais. Tanto que já passaram por aqui muitos especialistas e até agora nada. Acredito no Valmir, pena que ainda não encontrou o elo que falta.

  12. Arthur Marques Responder

    Prezados !!!!

    Seu Valmir não é, e não foi em momento algum, o salvador da pátria. Optamos por mudança e esta veio. resta nos aguardar e ajudar para que a melhora venha para todos. Já percebo mudanças em Parauapebas e com certeza o espirito empreendedor vai dominar e acabar com o toma lá, da cá, da costumeira política. Na verdade seu Valmir age como empresário !!!! Da corda e no momento certo puxa. Tem mesmo que sacudir o saco e deixar somente as frutas boas e isso leva tempo. Não desanime. O tempo é o senhor da razão. Abs
    Marques

    • Luiz Claudio Responder

      Meu caro, nesse saco, não tem frutas, tem gato e cachorro, e aparece uns ratinhos tambem, a festa da desordem!

    • Residente Responder

      Concordo com o que disseste aqui meu caro Arthur! Comparando com anos de outras administrações, o nosso prefeito atual esta é muito bem na administração. Para elemininar toda essa sujeira política e corrupção o nosso prefeito teria que ir para o livro dos records em idade para poder se re-eleger dezenas de vezes para poder fazer uma boa administração livre da corrupção que assola no nosso Brasil inteiro. A realidade não é só cobrar e sim arregaçar as mangas e fazermos a nossa parte, por falar nisso já: corregiram as goteiras das torneiras… deixaram de trocar água da piscina todos finais de semana que nem pagam pela água que desperdiçam…deixaram de jogar lixos nas ruas (é uma vergonha) latinha de cerveja, copo,etc… tem que ter multa para esses sem educação que não deveriam ser da nossa ciade…estão obedecendo o código de trânsito brasileiro…policiais pedindo propina nas blitz…a justiça tem feito o papel ético dela…e o atendimento ao consumidor…(PONTO…) senão vou ter que passar horas aqui, quem sabe alguns dos cobradores se encaixa em algum ítem acima e ai toda a sociedade começa a se beneficiar? pois os que mais cobram, são os que mais dão prejuízo aos cofres públicos. Pense nisso e não precisa responder nada aqui. Seja Juiz de vocês mesmos e verão, eu sempre faço isso para alto-melhorar.

  13. Valdeci Martins Responder

    Meu caro ZÉ DUDU lamento muito por Parauapebas. Mas aqui em Canaã dos Carajás não está muito diferente. O pior é que estamos vendo um governo sem rumo. O candidato eleito preparou-se, a seu modo, pra ganhar a eleição, mais não se preparou para governar, acredito que vocês aí em Parauapebas estão vivendo o mesmo drama. Vamos torcer para que ainda acerte e livre o povo do sofrimento.

  14. Pedro Martins Responder

    Isso é a marca de incompetência que ele traz da empresa dele, pois lá a coisa era pior! Colocar pessoas sem noção alguma de gestão pública e de política neste governo foi e é a pior coisa que este velho fez e está fazendo. Primeiro, autorizou escorraçar quem nunca devia, os servidores efetivos, patrimônios da entidade e dos órgãos em que estavam lotados foram colocados à disposição ou transferidos para outros setores por não concordarem com as maracutaias que era uma praga na gestão anterior e que muitos esperavam que mudasse neste governo atual. Segundo, ele é refém de vereadores que se dizem da base mas nada de novo trouxeram a cidade, vide Luzinete, Charles Borges, Pavão, Devanir, Braz, Major, etc, onde o interesse maior sempre é o deles e o povo que se lasque. E por ultimo, por ele não ouvir o povo, por não ouvir ninguem….

  15. Aretusa Coelho Responder

    Ninguém está exigindo do prefeito Valmir Mariano que faça um grande governo. Só se está pedindo que faça algum governo. Quem está no poder tem o direito de errar. E o eleitor julga. Mas não tem o direito de não governar. O governo está navegando sem rumo durante a metade do primeiro ano do mandato, sem chegar a lugar nenhum, como é típico de quem não sabe para onde vai. Um Prefeito não tem o direito de não governar. E o atual passou a ser governado pelos fatos.

  16. Cida Responder

    O artigo nos remete ao passado e não gostei do que vi no passado político aqui em Parauapebas e talvez por isso elegemos o Senhor Valmir. Mas tenho que concordar que é preciso maior celeridade nesse governo. O povo precisa dessa pressa.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Meu caro, assim você mata o papai. Dr. Olinto é um forte colaborador do Blog, mas assina todos os seus artigos. Esse, você goste ou não, é de minha autoria.

  17. De olho no executivo Responder

    Ficaria melhor se tivesse dado nome aos bois, por falar nisso quantos não foram gastados na campanha do velhote.

  18. Observador Responder

    Zé Dudu você tem sido um gentleman com esse governo. Apoio sua postura em número, gênero e grau. Não é ofendendo, xingando e atacando que se mostra os defeitos. Parabéns.

  19. Anônimo Responder

    Dr. Olinto, belas palavras, continuo o admirando pela ótima redação!
    Concordo com a perda de foco da gestão, espero que a população se sinta inconformada com esse descaso e comece a reivindicar seus direitos.

Deixe seu comentário

Posts relacionados