Eleições 2020: Primeira pesquisa registrada aponta empate técnico em Parauapebas

A eleição será polarizada entre o atual e o ex-prefeito, aponta pesquisa Destak
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A corrida eleitoral em Parauapebas está polarizada entre o atual prefeito, Darci Lermen, e o ex-prefeito Valmir da Integral. Essa é a primeira pesquisa registrada no município valendo para a eleição municipal de 2020. O Instituto Destak foi o responsável pela coleta dos dados (pesquisa está registrada no TRE sob o nº PA-06809/2020) realizada no período entre 14 a 18 de fevereiro de 2020, com 600 entrevistas aplicadas nas zonas rural e urbana do município. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa teve como objetivo avaliar os governos de Darci Lermen e Helder Barbalho. Além disso, apontar os cenários para as eleições de outubro próximo.

Avaliação do governo municipal

O governo de Darci Lermen é desaprovado por 62% dos eleitores de Parauapebas; enquanto sua aprovação é de 32%.

Avaliação do governo Helder Barbalho

Em Parauapebas, 51,4% dos eleitores avaliam positivamente o governo de Helder Barbalho, enquanto 11,3% avaliam negativamente. A avaliação Regular chega a mais de 30%.

Respectivas eleitorais

ESPONTÂNEA: Quando não se apresenta nenhum nome aos entrevistados, a intenção de votos mostra o ex-prefeito Valmir Mariano na frente (26,8%), seguido do atual prefeito, Darci Lermen (23,1%).

Em terceiro lugar vem Marcelo Catalão (3,6%). Na quarta colocação ficaram empatados Francine do Hiper Sena e João do Verdurão, ambos com 1,5% de intenções de voto. A vereadora Joelma Leite aparece com 1,2%.

Os demais citados obtiveram menos de 1% de intenção de votos.

Por outro lado 39,2% de eleitores ainda não decidiram em quem votar ou que pretendem votar branco ou anular o voto.

ESTIMULADA: Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes de pré-candidatos aos entrevistados, Valmir da Integral vai para 31% e Darci Lermen sobe para 30%, ficando tecnicamente empatados, dentro da margem de erro da pesquisa.

João do Verdurão sobre para para a terceira posição, aparecendo com 7%.

Marcelo Catalão fica com 6% na quarta posição.

Francine do Hiper Sena vem em quinto lugar com com 5% das intenções de voto.

Joelma e Miquinha, apontam, ambos, 2%.

Gilberto da Papelaria fica com apenas 1% das intenções de voto.

Os votos flutuantes somam 16%.

VOTOS VÁLIDOS: Quando transformados em votos válidos, isto é, retiram-se os brancos e nulos e indecisos, ficando apenas os votos nominais, Valmir da Integral fica com 37,1% e Darci Lermen com 35,4%, ainda empatados tecnicamente pela margem de erro.

João do Verdurão vai para 8,2%.

Marcelo Catalão fica com 7,6%.

Francine do Hipersena vai para 6,2%.

Joelma Leite 2,4%.

Miquinha 2,2%.

Gilberto da Papelaria 1,0%.

REJEIÇÃO: Ao avaliar a rejeição dos pré-candidatos, o atual prefeito, Darci Lermen, aparece como o mais rejeitado com 45,8%, seguido por Valmir, 18,2%.

Marcelo Catalão tem 5,8% de rejeição; Miquinha, 4,3%; Joelma, 2,3%; Francine, 2,0%. João do Verdurão, Gilson Fernandes e Gilberto da Papelaria tem menos de 1% de rejeição.


Vereadores

Publicidade