Author Archives: Zé Dudu

Semsi promove campanha educativa de trânsito em Parauapebas

Na próxima segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Institucional do Cidadão (Semsi), sob a coordenação do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT), inicia uma campanha educativa de trânsito com a finalidade de orientar condutores quanto à fiscalização eletrônica, instalada em 15 pontos da cidade.

SEMSI

Os radares foram instalados na cidade em dezembro de 2014 e estão em caráter experimental para adaptação dos mesmos pela população até o dia 9 de fevereiro, mas a partir do dia 10 de fevereiro todas as imagens capturadas irão gerar multas. A fiscalização permite velocidade máxima de 40 a 50 km/h.

A ação segue até dia 9 de fevereiro, das 9h às 11h e das 16h às 18 horas, conforme programação:

  • Segunda-feira, 2 – Rua F em frente ao Quartel da PM;
  • Terça-feira, 3 – Avenida F em frente à Câmara Municipal, Bairro Beira Rio II;
  • Quarta-feira, 4 – Avenida J, Bairro Jardim Canadá;
  • Quinta-feira, 5 – Avenida Liberdade, próxima a rotatória do Loteamento Paraíso;
  • Sexta-feira, 6 – Rua F em frente ao Quartel da PM;
  • Segunda-feira, 9 – Rua 11 com Rua E.

Parauapebas: abertas as matrículas para as escolinhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

A Prefeitura de Parauapebas informa que a partir da próxima segunda-feira (2) estarão abertas as inscrições para as escolinhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A Semel oferecerá 12 modalidades esportivas, além de aulas no já reconhecido balé. Os interessados deverão comparecer a um dos três locais disponibilizados para treinos das 8h às 12 ou das 14h às 18h: Ginásio Poliesportivo, no Bairro Beira Rio; Complexo Poliesportivo,no Bairro Rio Verde; ou Praça da Juventude, nas Casas Populares II.

Menores de idade deverão estar acompanhados pelos responsáveis no ato da matrícula. Cópias da Certidão de Nascimento ou RG, comprovante de residência, declaração escolar (no caso de estudante) e uma foto 3×4 são exigidos para confirmar as inscrições.

image

Mais informações pelos contatos: (94) 99126-7411 (Ginásio) / (94) 98130-4620 (Complexo) / (94) 99285-7448 (Praça da Juventude).

Guerrilha do Araguaia: Curió é denunciado mais uma vez por ocultação de cadáveres na ditadura

O Ministério Público Federal no Pará apresentou denúncia contra dois militares da reserva do Exército por episódios ocorridos durante a Guerrilha do Araguaia: Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, ex-prefeito de Curionópolis, foi acusado de ter ocultado cadáveres dos militantes André Grabois, João Gualberto Calatrone e Antônio Alfredo de Lima. Já o tenente-coronel Lício Augusto Ribeiro Maciel é acusado pela morte dos guerrilheiros.

Trata-se de uma nova tentativa de acusar agentes do regime militar. O MPF geralmente adota a tese de que perseguições políticas cometidas por agentes do Estado durante a ditadura configuram crimes contra a humanidade e, por isso, são imprescritíveis. O Tribunal Federal da 1ª Região, porém, trancou outra denúncia contra Curió.

No novo processo, o MPF pediu que a Justiça Federal em Marabá (PA) condene os acusados a indenizar familiares das vítimas e determine a perda dos cargos públicos, além do cancelamento das aposentadorias e a devolução de medalhas e condecorações recebidas.

A denúncia afirma que os assassinatos ocorreram em 13 de outubro de 1973 em São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará, por um grupo militar comandado por Lício Maciel.

Os militantes foram vítimas de uma emboscada enquanto levantavam acampamento em um sítio, de acordo com os procuradores da República que assinam o documento. Entre 1974 e 1976, as ossadas foram removidas do local onde estavam enterradas sob coordenação de Curió (foto), segundo eles.

Aparato estatal
O grupo diz se basear em documentos e “inúmeros depoimentos” prestados por testemunhas. “O crime foi cometido por motivo torpe, consistente na busca pela preservação do poder usurpado no golpe de 1964, mediante violência e uso do aparato estatal para reprimir e eliminar opositores do regime e garantir a impunidade dos autores de homicídios, torturas, sequestros e ocultações de cadáver”, diz a ação. Tanto Curió como Maciel já haviam negado crimes em outros processos.

Em 2014, o Supremo Tribunal Federal suspendeu tentativa de responsabilizar cinco militares pela morte do deputado federal Rubens Paiva, ocorrida em 1971. Também no ano passado, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ) trancou Ação Penal contra seis acusados de participar de um plano de atentado no Riocentro, em 1981. A Justiça Federal em São Paulo já considerou prescrita a possibilidade de punir o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra por ocultação de um corpo.Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF-PA.

Clique aqui para ler a denúncia.

Pará concentra a maior população carcerária da Amazônia, com quase 12.800 presos.

presosNos últimos 13  anos, segundo dados da Susipe, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado, o número de encarcerados quase quadriplicou . Saltando de 3.210 em 2001 para 12.767 em 2014.

Com a atual população carcerária, seriam necessárias pelo menos outras quatro mil vagas nas 42 unidades prisionais do estado.

Para driblar o problema da superlotação, a Susipe anunciou no início do ano, a criação de 14 novas unidades prisionais, gerando cerca de 6.000 novas vagas no sistema. Investimento que ultrapassa os 140 milhões de reais.

O Superintendente do Sistema Penitenciário do Pará, André Cunha, destaca outras medidas adotadas para diminuir o problema.

Depois do Pará, Mato Grosso é o estado com a segunda maior população carcerária da Amazônia. São mais de dez  mil presos. O déficit de vagas no sistema também é grande, ultrapassando os quatro mil e quinhentos.

O menor número de encarcerados está em Roraima, com 1.645 presos. O estado também tem o menor déficit, com carência de 543 vagas no sistema prisional.

Carnaval de Parauapebas terá Musa escolhida por voto popular

A Primeira Musa do Carnaval de Parauapebas será escolhida por voto popular por meio de votação eletrônica nas redes sociais. A novidade foi confirmada pelos organizadores do evento, o Coletivo 2.8 e o Site www.noticiasdeparauapebas.com, que contam com o apoio da RBATV e Revista Olhares.

Musa do carnaval

As candidatas, dez no total, foram indicadas por blocos carnavalescos e Escolas de Sambas. Cada Bloco teve direito de apresentar uma candidata. Dentro do regulamento a exigência que a moça fosse maior de idade, mediante apresentação de documentos de identidade.

A produção das musas ficou por conta de Hairstyles Edu Godói. Cada menina teve direito a produção de cabelo e maquiagem como preparação para o ensaio fotográfico comandado pelos competentes fotógrafos do Coletivo 2.8. A produção do Making Off ficou por conta da equipe da RBATV, que também apresentará as candidatas aos telespectadores dentro da programação do Jornal Barra Pesada, apresentado por Kelves Raniere.

“Esse é o primeiro concurso que a gente faz. Parauapebas tem mulheres lindas, e apresentar uma musa para o carnaval é uma forma de a gente apoiar o Carnaval e fomentar a cultura local. Nossa ideia é que o evento se torne uma tradição na cidade” frisou Felipe Borges, fotógrafo do Coletivo 2.8.

“Hoje as redes sociais têm uma força imensurável. As informações, fotos e mensagens se espalham com grande agilidade, e nada mais democrático do que, em plena era digital, essa escolha ser feita pela internet. Que vença a candidata que tiver mais votos, e de fato, conquistar a simpatia do público. O site: www.noticiasdeparauapebas.com será o canal oficial para essa escolha. As candidatas são lindas, e todas estão de parabéns”, afirmou Pablo, diretor executivo do site.

A votação será exclusivamente pelo site: www.noticiasdeparauapebas.com e ocorrerá entre os dias 03 e 13 de Fevereiro de 2015. Cada IP só poderá votar uma única vez.

A primeira Musa do Carnaval de Parauapebas, além da faixa com o título, levará o Prêmio de R$ 2.500,00. O Resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro, na abertura da Programação Oficial do Carnaval 2015.

As dez candidatas que concorrerão são:

Laís Gabriele (Bloco Raça Rubro Negra); Thaynara Paz (Bloco Los Cervejeiros); Poliana da Silva (Bloco Arrastão Folia); Idaclene Marques (Bloco Som dos Colégios); Jessica Evelly (Bloco Cala a Boca e me Beija); Amanda Ferreira (Bloco Os Fuleiros); Kelly Cristina (Bloco kamaleão); Natalia Paz (Bloco Os Carregos); Wiulaiane Ribeiros (Escola de Samba Acadêmicos do Sol nascente); e Rayane Pontes (Me leva nessa onda).

Futebol: Diego Lira recebe proposta e deixa Parauapebas

Por Fábio Relvas

O atacante Diego Lira recebeu proposta do futebol goiano e deixou o elenco do Parauapebas Futebol Clube, a poucos dias da estreia no Parazão 2015. O jogador voltou para a Aparecidense-GO, clube onde já teve passagem. O atleta foi apresentado no time goiano e já iniciou os treinamentos visando o Campeonato Goiano. Segundo informações, Diego Lira pediu para deixar o PFC pelo fato da proposta da equipe goiana ser mais atrativa financeiramente.

Diego LiraO atacante estava no plantel campeão da primeira fase do Parazão, título conquistado sobre o Tapajós.

Natural da cidade de Goiânia, Diego Lira já atuou em vários times do futebol goiano, como Itumbiara, CRAC, Cristalina, Rio Verde, Atlético, Vila Nova, Anápolis e Aparecidense. Além de ainda ter jogado em clubes de fora como Araxá-MG e Brasiliense-DF.

A diretoria do PFC corre atrás de mais um atacante, já que na posição o elenco conta apenas com Célio Codó, Fabiano e Wesley. O técnico Léo Goiano também espera pela contratação de mais um goleiro, um lateral direito e dois meias.

“Ainda não tenho o time que vai entrar jogando em Belém contra o Remo. Temos poucos dias, mas a hora é de trabalhar e terminar de montar o elenco”, disse Léo.

Semma doa carvão apreendido à Sorri Parauapebas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fez ontem (29), a doação de 22 sacos de 50 quilos de carvão vegetal à Sorri Parauapebas, que no ato, foi representada pela gerente Lurdes Câmara de Souza.  Segundo a coordenadora de fiscalização da Semma, Dagma Trevisan, “o carvão foi apreendido quando realizamos no ano passado a Operação Carvão Ilegal, lá na área no polo moveleiro, onde diversas pessoas tinham caieiras, às margens do igarapé que passa no local, e estavam poluindo o ar e as águas daquele recurso hídrico”.

carvaoA denúncia daquelas atividades ilegais foi encaminhada à Semma por moradores dos bairros limítrofes ao polo, incomodados com a fumaça intensa que ocorria lá dia e noite causando nas crianças, principalmente, irritações e alergias devido à fumaceira provocada pela queima das sobras de madeira descartada pelos moveleiros e que saia das chaminés das caieiras. Àquela altura uma grande operação de fiscalização foi montada com dezenas de fiscais, polícia militar, caçambas e tratores que destruíram as caieiras. Todo carvão que foi encontrado nos fornos foram recolhidos e agora doados para a Sorri Parauapebas.

A doação do material apreendido é possível de ser realizada graças ao que determina o artigo 135 do decreto 6.686/08 instruindo que, bens apreendidos podem ser doados pela autoridade competente para órgãos e entidades públicas de caráter científico, cultural educacional, hospitalar, penal, militar e social, bem como para entidades que funcionam sem fins lucrativos de caráter beneficente.

Missa de Sétimo Dia do Dr. Jakson Souza e Silva será hoje em Parauapebas

JaksonA viúva e familiares do Dr. Jakson Souza e Silva, presidente da Seccional local da OAB-PA morto em Manaus no último sábado, com pesar, convidam parentes e amigos para a Missa de 7º Dia de falecimento, que será realizada nesta sexta-feira, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Avenida Pará, nº 222, Bairro Liberdade, em Parauapebas.

Aos que comparecerem a Família, em LUTO, agradece.

Eletronorte solicita desligamento programado em municípios do Marajó e Sudeste do Pará

Por solicitação da Eletronorte, a Celpa informa que catorze municípios da região do Marajó e do sudeste do Pará passarão por interrupção programada de fornecimento no dia 08 de fevereiro de 05h30 às 13h. O desligamento foi solicitado para a ampliação da subestação da Eletronorte-Tucuruí.

A interrupção programada abrangerá as zonas rural e urbana dos municípios de Bagre, Breu Branco, Breves, Cametá, Curralinho,Goianésia do Pará, Limoeiro do Ajuru, Melgaço, Novo Repartimento, Pacajá, Portel e Tucuruí e a zona rural de Oeiras e de Baião.

Esse serviço de manutenção tem o objetivo de fazer melhorias no sistema elétrico para aumentar a capacidade de oferta de energia nos municípios.

A interrupção programada abrangerá as zonas rural e urbana dos municípios de Bagre, Breu Branco, Breves, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Curralinho, Goianésia do Pará, Melgaço, Novo Repartimento, Pacajá, Portel e Tucuruí e a zona rural de Oeiras e de Baião.

TV, Rádio e Portal Cultura transmitirão jogos do Parazão 2015

Campeonato Paraense 2015Com patrocínio do Governo do Pará, o Campeonato Paraense de Futebol (Parazão) tem cobertura completa dos veículos da Cultura Rede de Comunicação, com transmissão exclusiva dos principais jogos, programas e reportagens especiais, além de um aplicativo para smartphone com todas as informações do campeonato. O Parazão 2015 será lançado nesta sexta-feira (30), às 10h30, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência. A estreia será neste domingo (1º), com o jogo entre Clube do Remo, atual campeão, contra a equipe do Parauapebas, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

Ainda pelo grupo A, no Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no oeste paraense, jogam São Francisco e Castanhal. No grupo B, o Cametá joga em casa contra o Paragominas. Fechando a rodada, na segunda-feira (2), o Paysandu estreia diante do Gavião, no estádio da Curuzu, em Belém. Dez equipes participam do campeonato.

A TV Cultura fará a transmissão ao vivo de todos os jogos com Remo e Paysandu. Tim Penner, diretor da TV Cultura, informou que a transmissão pelo canal 2 alcança mais de 100 municípios paraenses. “A cada jogo são mais de 50 profissionais envolvidos, e ainda contrataremos auxiliares no interior, contribuindo para a formação profissional”, acrescentou.

“Meio de Campo” – Antes de cada transmissão entrará no ar o programa “Meio de Campo”, que este ano terá apresentação de Trisha Guimarães e Raul Bentes, com convidados especiais no estúdio e matérias exclusivas, produzidas pelos jornalistas Syanne Neno e Filipe Faraon, contratados especialmente para a cobertura do Parazão. O programa tem direção de Anna Peres. A coordenação geral do Parazão na TV Cultura é de Paloma Andrade.

Os ouvintes da Rádio Cultura também terão todos os detalhes do campeonato, com matérias exclusivas antes de cada jogo e análise das partidas com os comentaristas, tendo à frente Edson Matoso.

Quem não estiver no Estado pode acompanhar tudo pelo Portal Cultura, que além da transmissão dos jogos pelos links “TV ao vivo” e “Rádio ao vivo”, terá conteúdo especial na página “Meio de Campo”, com notícias, classificação, bastidores, vídeos com os melhores momentos dos jogos, galeria de fotos e mural do torcedor. O público pode enviar fotos e vídeos das torcidas por meio das mídias sociais @portalcultura (Twitter) e da página do Portal Cultura no Facebook, usando a hastag #CulturanoParazao.