Author Archives: Zé Dudu

Concurso TJ-PA: Vunesp anuncia replicação de prova para cargo de nível médio para novembro

A Fundação Vunesp, após reunião com a Comissão do Concurso Público nº 002/2014, do TJPA, para tratar das intercorrências observadas durante a aplicação da prova do dia 10 de agosto passado, e com base no relatório da supervisora desta Fundação, decidiu pela reaplicação da prova destinada ao preenchimento de cargos de nível médio (auxiliar judiciário) do Poder Judiciário do Estado do Pará. O concurso para os cargos de nível superior continua inalterado, mantendo-se o cronograma inicialmente previsto.

Ao propor a reaplicação da prova para os cargos de nível médio (turno da tarde), a Vunesp – responsável pela aplicação da prova e pela logística do certame – reafirma o zelo pela transparência e elimina qualquer suposição ou possibilidade de indício que viesse a comprometer a equidade da disputa.

O concurso do TJPA, com cerca de 85 mil candidatos, foi um dos maiores já realizados na região Norte, com locais de prova nos polos de Belém, Marabá, Redenção, Santarém, Altamira e Paragominas. Em mais de 2 mil salas onde as provas se realizaram, não se verificaram contratempos que não estivessem previstos num concurso dessa magnitude.

Mesmo o incidente verificado na Universidade Rural da Amazônia (Ufra) – onde dois envelopes com provas foram entregues em salas trocadas -, não ameaçou a lisura do concurso.

Todavia, para que não pairem dúvidas quanto ao compromisso da Vunesp e do TJPA com a justiça, a transparência e os princípios norteadores do concurso público, as provas serão reaplicadas no dia 16 de novembro de 2014, sendo facultada a devolução do valor das taxas de inscrição aos candidatos que optarem por não participar do concurso.

Parauapebas: Promotoria da Infância e Juventude discute soluções para medida socioeducativa no Creas

Eduardo José Falesi do Nascimento, promotor de Justiça de Parauapebas reuniu no último dia 19 com a coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), conselho tutelar, psicóloga e assistente social do município para discutir a dificuldade na aplicação de medida socioeducativa para adolescentes infratores.

Foram discutidas a liberdade assistida, o acompanhamento escolar e saúde durante o período de cumprimento da medida socioeducativa.

O promotor afirmou que fará o encaminhamento da família para o Creas para fazer o acompanhamento até a decisão judicial para aplicação de medida socioeducativa.

Falesi defende a realização de cursos com o intuito de reinclusão na sociedade. “Também deve ser chamada a Associação Comercial do Município, afim de sensibilizar quanto a aceitação do jovem no mercado de trabalho”, afirmou o promotor.

A coordenação do Creas destacou a falta de psicólogos na secretaria de saúde e a morosidade da respostas nos processos judiciais. E ainda apresentou um relatório que aponta descumprimento de algumas medidas socioeducativas.

O promotor de Justiça reforçou ainda a necessidade de diálogo com a Secretaria de Educação e ONGs visando a melhor aceitação da criança assistida em cumprimento de medida socioeducativa.

Foi deliberado ainda que a Promotoria da Infância fará triagem sobre a situação social do adolescente ao receber o boletim de ocorrência circunstanciado e para posterior encaminhamento ao Conselho Tutelar com vistas a realização de Relatório Situacional para inclusão em Programa Social e/ou encaminhamento que entender pertinente. (MP-PA)

Disque 190 no Pará registra mais de doze mil trotes por dia

Para evitar novas ligações falsas, Polícia Militar dará início à campanha educativa em escolas.

190Diariamente o número 190, da Polícia Militar do Pará recebe cerca de doze mil trotes. No ano passado foram mais de um milhão de denúncias falsas (33% da chamadas recebidas) que atrapalharam o atendimento na Central Telefônica da Polícia.

Para combater essa prática, uma campanha vai esclarecer, especialmente aos estudantes, que trote é crime.

O representante do Centro Integrado da Polícia Militar, Coronel José Omar, revela que essas chamadas acabam mobilizando todos os órgãos de defesa do Estado, daí a necessidade de deslanchar a campanha de combate ao trote para conscientizar a população de que o Centro de Urgência e Emergência só deve ser acionado quando realmente for necessário.

TJ-PA anula provas do concurso realizado no dia 10 passado.

Justiça, decisãoAnuladas as provas do concurso para todos os cargos de nível médio (auxiliares judiciários) do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará, realizada no último dia 10.

A decisão foi tomada ontem (20) pelo próprio TJ.

Uma nova prova (objetiva) será aplicada no dia 16 de novembro deste ano, para os candidatos inscritos aos cargos de Auxiliar Judiciário, Auxiliar Judiciário área/especialidade: Técnico em Segurança do Trabalho e Auxiliar Judiciário Área/Especialidade: Técnico em Enfermagem.

O TJ irá devolver o valor pago pela inscrição aos candidatos que não tiverem interesse de se submeter à nova prova.

Veja a decisão:

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ
CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2014
EDITAL DE ANULAÇÃO DA PROVA OBJETIVA APLICADA EM 10.08.2014 AOS CARGOS DE AUXILIAR JUDICIÁRIO, AUXILIAR JUDICIÁRIO ÁREA/ ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E AUXILIAR JUDICIÁRIO ÁREA/ESPECIALIDADE: TÉCNICO EM ENFERMAGEM E DE REALIZAÇÃO DE NOVA PROVA OBJETIVA PARA OS CANDIDATOS INSCRITOS NOS REFERIDOS CARGOS.

A Comissão do Concurso Público nº 002/2014, destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva de cargos de provimento efetivo, de nível médio e superior, do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado do Pará, por meio da Excelentíssima Senhora Juíza Dra. MARISA BELINI DE OLIVEIRA, Presidente da Comissão do Concurso Público nº 002/2014-TJE (Portaria nº 2175/2014-GP), tendo em vista as intercorrências registradas durante a aplicação das provas de nível médio (auxiliares judiciários), no último dia 10 de agosto de 2014, no turno da tarde, torna pública: (1) a anulação da prova objetiva realizada em 10 de agosto de 2014, no período da tarde (cargos de nível médio), aos cargos de Auxiliar Judiciário; Auxiliar Judiciário Área/Especialidade: Técnico em Segurança do Trabalho e Auxiliar Judiciário Área/Especialidade: Técnico em Enfermagem; e (2) a realização de uma nova prova objetiva, a ser aplicada em 16 de novembro de 2014, para todos os candidatos inscritos nos referidos cargos (Auxiliar Judiciário; Auxiliar Judiciário Área/Especialidade: Técnico em Segurança do Trabalho e Auxiliar Judiciário Área/Especialidade: Técnico em Enfermagem).

Os locais e horários para a realização da nova prova serão oportunamente divulgados, por meio de edital de convocação a ser publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Pará, e disponibilizados no site da Fundação Vunesp ( www.vunesp.com.br ).

Outrossim, comunica que os candidatos que não possuírem interesse em realizar a nova prova, em 16 de novembro de 2014, poderão solicitar a devolução do valor correspondente à taxa de inscrição, pelo Disque Vunesp ( vunesp@vunesp.com.br ), indicando as informações pessoais – nome, RG, número de inscrição e dados bancários -, até 30.08.2014.
E, para que chegue ao conhecimento de todos, é expedido o presente Edital.
Belém, 20 de agosto de 2014.

Fonte: Jeso Carneiro

<

Morre vice-presidente do TJPA Cláudio Montalvão

Desembargador atuou em sessões importantes, como o caso Dorothy. Causa da morte ainda não foi divulgada.

Do G1 PA

Cláudio Montalvão juiz TJ PA (Foto: TJE)

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Cláudio Augusto Montalvão das Neves, morreu na manhã desta quinta-feira (21), em Belém. A causa da morte ainda não foi divulgada. O desembargador também foi presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), em duas gestões, 1996 a 1997 e 1998 a 1999.

Cláudio Montalvão atuou em sessões importantes do TJ, como o julgamento do caso Dorothy Stang, missionária norte-americana assassinada em 2005, em Anapu, no sudeste do estado. Ele tinha graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e era magistrado formado pela Escola de Magistratura do Estado do Pará. Começou a carreira no setor jurídico como advogado criminalista entre 1978 e 1985, quando ingressou na magistratura.

Montalvão deixa esposa, dois filhos e netos. Informações sobre o velório e o enterro do desembargador ainda não foram divulgadas.

Grupo Pau Brasil realiza concerto amanhã em Canaã dos Carajás

“A comemoração dos 30 anos do Pau Brasil é um relevante marco na música brasileira. Pouquíssimos grupos conseguiram dar sequência a um trabalho consistente durante tantos anos.”

flyer villa-lobos

O Grupo Pau Brasil apresenta o projeto PAU BRASIL 30 ANOS em Canaã dos Carajás com a realização de um concerto e uma oficina musical. Para celebrar os 30 anos de um dos mais representativos grupos da música instrumental brasileira, o grupo apresenta no show “PAU BRASIL 30 ANOS”, um panorama da história da música e dos ritmos brasileiros de forma descontraída e bem humorada.

Formado pelos renomados músicos Nelson Ayres (piano), Rodolfo Stroeter (contrabaixo), Paulo Bellinati (violão), Teco Cardoso (saxofone e flautas) e Ricardo Mosca (bateria), o quinteto se apresenta pela 1ª vez em Canaã dos Carajás e percorre o Brasil através de releituras de compositores fundamentais como Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Baden Powell, além de composições próprias. Clássicos da nossa música como as Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos e Na Baixa do Sapateiro de Ary Barroso serão apresentados de forma original em arranjos criados especialmente para este projeto e que fazem do show uma verdadeira aula de interpretação.

Oficina Musical
Além do concerto, o grupo promoverá uma oficina aberta não só à músicos e estudantes de música, mas também ao público interessado em geral. De forma descontraída e bem humorada, o Pau Brasil fará uma oficina destacando o processo criativo dos arranjos e sua concepção musical, descrevendo a trajetória e a dinâmica de interpretação dentro do grupo. Detalhes do processo de criação serão demonstrados na prática pelo Pau Brasil, promovendo uma interação musical com o público presente, que participará através de perguntas e comentários.

  • Data: 22 de agosto – 6ª feira
    Oficina: das 18h00 às 19h00
    Show: 20h00 Casa da Cultura Rua Esmeralda, s/ n° – Bairro Jardim das Palmeiras Entrada gratuita para as 2 atividades.

Este projeto foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

PAU BRASIL
pau ra 1Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e Ricardo Mosca integram o grupo desde o ano de 2005 e vêm atuando como uma das mais destacadas formações da música instrumental contemporânea do Brasil. Com uma carreira nacional e internacional estabelecida desde a década de 80, o grupo promove uma sonoridade única, passeando entre o primitivo e o contemporâneo. Ao longo de seus trinta anos de existência, o Pau Brasil traz em seu currículo apresentações nos mais renomados festivais e teatros do Brasil, além de inúmeras tours e apresentações pela Europa, Estados Unidos e Japão.

Os voos improvisatórios e o esmerado tratamento musical das composições próprias e das releituras de diversos compositores brasileiros, fazem do grupo um patrimônio vivo da música brasileira. Seus projetos mais recentes são: o CD Villa-Lobos Superstar que conta com a participação especial do quarteto de cordas Ensemble SP e do cantor Renato Braz e que ganhou os prêmios de Melhor CD e Melhor Grupo de Música Instrumental no 24º Prêmio da Música Brasileira; e o lançamento da discografia completa do grupo no Caixote Pau Brasil 1982/2012 que contém 8 CDs, 1 DVD e 1 livro com a história da formação do grupo e sua trajetória nos últimos 30 anos escrito pelo jornalista Carlos Calado. Maiores informações – www.grupopaubrasil.com

PRODUÇÃO LOCAL: Maria Oliveira (94) 9257-6185 mariaoliveirahta@yahoo.com.br

Foto:Gal Oppito

Resultado da Mega-Sena 1628 – acumulou

1628

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 21 de agosto

Eleies-20145

(45 dias antes)

Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador, suplentes e deputados federais, estaduais e distritais deverão estar julgados pelos Tribunais Regionais e publicadas as respectivas decisões (Lei nº 9.504/97, art. 16, § 1º).

Data em que todos os pedidos de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República deverão estar julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e publicadas as respectivas decisões (Lei nº 9.504/97, art. 16, § 1º).

Último dia para o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral, em primeiro e/ou segundo turnos das eleições 2014, requerer sua habilitação para votar em trânsito para Presidente e Vice-Presidente da República, com a indicação da capital do Estado onde estará presente, de passagem ou em deslocamento (Código Eleitoral, art. 233-A).

Incra firma acordos com MST no Sul do Pará que darão fim às interdições da BR-155

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniu em Marabá, na tarde desta quarta-feira, 20, com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que haviam bloqueado a rodovia BR-155 entre os municípios de Marabá e Eldorado dos Carajás, no Sul do Pará. A Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará, já havia feito, no início da semana, algumas reuniões em Brasília com as lideranças do MST. Na capital federal ficaram acertados vários compromissos com a garantia de descentralização de recursos pela presidente substituta da autarquia, Érika Borges.

Incra

Em Marabá, a reunião teve o objetivo de compartilhar os acordos com as bases do movimento social. Em sua fala, o advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), José Batista Afonso, considerou bem acertado em Brasília, os procedimentos jurídicos e a garantia dos recursos para viabilizar todas as etapas dos processos de aquisições e desapropriações das fazendas da pauta. Segundo ele: “não adianta o processo passar por todas as etapas e depois não ter os recursos financeiros para a aquisição.”

Ficou acertada ainda, uma reunião em Belém no dia 25 de setembro, com o presidente do Iterpa, para tratar questões relativas às fazendas Santa Maria e Pioneira, áreas onde haviam títulos de aforamento para exploração de castanhais.

Foram fechados também acordos relativos à assistência técnica, habitação rural, infraestrutura, liquidação e renegociação de dívidas, programa Terra Forte, Sala da Cidadania Digital e até mesmo, o projeto de pavimentação asfáltica do acesso da sede municipal à vila do Projeto de Assentamento 17 de Abril, em Eldorado dos Carajás.

“Conexão Carajás” estreia na segunda-feria (25) na rádio Liderança FM

Demerval MorenoEstreia na próxima segunda-feira (25) a nova programação da rádio Liderança FM (102,1 MHz), de Curionópolis. A expectativa maior ficará por conta do Programa “Conexão Carajás”, projeto do radialista Demerval Moreno (ex-Arara Azul FM) que irá ao ar de segunda a sexta-feira das 9h às 12h, horário nobre da manhã.

A proposta, como já diz o nome, é conectar a região do Carajás com correspondentes nas principais  cidades do sul e sudeste paraense que entrarão ao vivo repercutindo fatos e acontecimentos locais. O programa contará, ainda, com especialistas em saúde, direito, economia e política, além da unidade móvel, que cobrirá ao vivo os acontecimentos de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás.

O projeto me parece inovador e desafiador, características do radialista Demerval Moreno que sempre foi sucesso de audiência por onde passou e certamente será com o “Conexão Carajás”. Boa sorte, estaremos conectados!