Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Continua depois da publicidade

Mineração

Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, e Rafael Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, participaram da audiência pública promovida na terça-feira (12) pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal para debater o Projeto de Lei 2.973/2023, que trata da liberação do garimpo em áreas reservadas à pesquisa mineral. Para o prefeito Darci, “é preciso que se rediscuta a concessão da Estrada de Ferro Carajás à Vale e a liberação da ferrovia para que os mineradores da região possam transportar seus produtos”.

Segundo turno?

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará apontam que Parauapebas conta atualmente (13/03) com 193 mil eleitores. A expectativa é que o município consiga chegar ao número de 200 mil eleitores até o dia 8 de maio, último prazo para o eleitor transferir o domicílio eleitoral e votar nas eleições municipais de 2024.

PL 810/2023

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou no apagar das luzes de 2023 o Projeto de Lei nº 810/2023, que dispõe sobre critérios e prazos de créditos e repasse da cota-parte das parcelas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e outros tributos da arrecadação do Estado e por este recebidas, pertencentes aos municípios. De autoria do deputado Chicão (MDB), a nova distribuição das cota-partes do ICMS fará Parauapebas perder cerca de R$ 525 milhões/ano, segundo estudos preliminares. A Lei vai valer a partir de janeiro de 2025.

PL 810/2023 II

Durante a discussão do PL, o deputado Ivonaldo Braz (PDT), que tem o seu amigo deputado Chicão como agenciador de sua pré-candidatura a prefeito de Parauapebas junto ao governador Helder Barbalho, se limitou a votar contra a aprovação do projeto e a usar a tribuna da ALEPA para dizer do seu repúdio com o projeto. Como bem dizia Aluísio de Azevedo, “Quem tem filho, tem cuidados.”

Quem será o candidato da situação em Parauapebas?

Continua indefinido o nome do pré-candidato à sucessão de Darci Lermen no grupo de apoio ao prefeito. O presidente da CMP, vereador Rafael Ribeiro, e o deputado Braz estão na disputa. Hoje à tarde acontece reunião dos dois pré-candidatos com o prefeito no gabinete e talvez teremos fumaça branca, finalmente!

Em tempo

Junto com o anúncio do candidato ungido por Darci deverão acontecer várias trocas de gestores nas principais secretarias municipais, potencializando o escolhido.

Janela Partidária

A janela partidária – evento que acontece em ano eleitoral e que consiste em um período de 30 dias em que os políticos em término de mandato têm para escolher e trocar de partido sem prejuízo do cargo – termina em 5 de abril, portanto, daqui a 22 dias. A escolha do candidato de Darci certamente fará movimentar essa janela partidária em Parauapebas.

Canaã dos Carajás

Com a abertura da janela, o MDB de Canaã dos Carajás tornou-se o partido com mais vereadores de uma mesma sigla em uma legislatura. É que nada menos que quatro vereadores trocaram suas legendas e se juntaram a outros quatro do partido do governador Helder Barbalho, fechando com oito vereadores (Anuarinho, Anderson Mendes, Cleverson, Dinilson José, Flavio Pereira, Miguel da Saúde, e Wilson Leite), maioria absoluta na Câmara local.

Raimundo Neto deixa o PT

Depois de 40 anos como militante incansável do Partido dos Trabalhadores, o advogado e professor Raimundo Neto anunciou com tristeza o seu desligamento da legenda. Neto, que se filiou ao partido na década de 80, em Imperatriz-MA, participou ativamente da política em Parauapebas nos últimos 35 anos. Segundo Neto, seu desligamento se deu em virtude das profundas incompatibilidades de pensamento entre ele e os atuais diretores do PT local. Bom lembrar que a atual direção do PT de Parauapebas se negou a seguir o calendário interno estabelecido em seus próprios atos normativos. Neto não anunciou se filiar-se-á a outro partido, mas disse que continuará firme em sua ideologia de esquerda, mas com a costumeira moderação.