Voz ao leitor

Continua depois da publicidade

Beatriz Saraiva, leitora do Blog, comenta o post “Morte de mototaxista deflagra briga no trânsito de Parauapebas”, que trata da paralização do trânsito no centro de Parauapebas ontem a tarde depois que uma van atropelou acidentalmente e matou um mototaxista, fato que culminou com o incêndio proposital de uma van pelos companheiros do morto e que deixou a cidade em pé de guerra, na eminência de uma guerra entre duas importantes classes de trabalhadores no município. Confira o que diz Beatriz:

Para falar a verdade, o que deve ser discutido realmente é a questão desse transporte público de Parauapebas. O caso do acidente foi literalmente trágico e estou me sentindo muito mal, porque sou muito amiga do irmão da vítima, mas devemos olhar em geral os dois profissionais envolvidos: vanzeiro e mototaxista.

Todos nós, cidadãos da cidade, reclamamos desses transportes. Um porque nos levam como animais; outro porque saem como se estivessem costurando algo (recapitulando que alguns são trabalhadores que estão certos perante o trânsito, mas são poucos).

Acho que essa questão deveria ser mais abordada nesta página. Pra falar a verdade, essa deveria ser a questão mais discutida nessa cidade.

Nós, cidadãos, deveríamos ser mais respeitados por esses trabalhadores.

25 comentários em “Voz ao leitor

  1. alguem Responder

    quer dizer que o valmir e a dna sandra djane vao mudar isso ai tudo????? por favor parem de fazer politica no blog daki a pouco so vai sobrar o PT pra votar…. dai fod…. Vamus comentar o que está acontecendo, a culpa é de todos, mas principalmente daqueles que votamos escolhendo para gerir a nossa cidade, precisamos de um sistema de transporte publico legalizado, que supra a cidade com eficiencia e respeito que ela precisa. Os vanzeiros nem mototaxistas vão querer perder sua fatia de mercado, por isso precisam ser legalizados e fiscalizados e se for o caso punidos, não vamos conseguir tirar vanzeiros e mototaxistas de nossas ruas de uma hora pra outra. E desculpa o colega de comentario #24, procure saber quem que realmente tirou o sr Fernando Affonso Collor de Mello do poder. Concordo que somos calças frouxas, e não gosto nem um pouco de pêtê pêsol emeessetê pêessetêu pêcêbê pêcê do bê pêemedêbê (opinião pessoal), ou qualquer outra forma de formação de quadrilha que possa vir a existir

  2. Nome (obrigatório) Responder

    NA REALIDADE ESTAMOS REFÉNS DE NÓS MESMOS, SOMOS COVARDES POIS SÓ TEMOS CORAGEM AQUI NO BLOG, MAS QUERO VER SE MARCASSEMOS DE NOS REUNIRMOS E FAZER ALGUMA COISA….AÍ SIM!!! MAS CORAGEM MESMO QUEM TEVE FORÃO OS JOVENS QUE TIRARAM A PRESIDENCIA DA MÃO DE FERNANDO COLLOR DE MELLO, NÓS SOMOS UNS CALÇA FROUXA.
    A ATUAL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É UMA CALAMIDADE PÚBLICA, NÃO TEM PREFEITO, SECRETÁRIOS, OS FUNCIONÁRIOS SÓ TEM CABIDES DE EMPREGO, EM FIM É UMA PREFEITURA DE RATOS E COMO NÃO TEM O GATO ELES SOBEM NA MESA E DÃO RISADA DE NOSSAS CARAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. eu Responder

    todos ao comentar temos um pouco de razão quando se trata desse meio de transporte em parauapebas,nós que precisamos pegar um desse estamos refém…o poder público não faz nada,porq não vive a realidade,tanto se fala em sustentabilidade mais aqui em parauapebas é a cidade aonde o povo só pensa em si proprio e não está nem aí pros outros quer um exemplo:vc que tem seu carro proprio quando passa por uma parada de vam em pleno horario de pico vc dar carona a quem vc conhesse?codigo de postura do munici´pio só no papel se não o fosse em vez dos politicos irem sentar no galego que ocupa todas as calsadas da rua l até a rua j fariam alguma coisa para acabar com aquilo.e esses mototaxistas sõa um bando de marginais e ach~m que parauapebas é deles pois aquí eles mnatam,roubam,fazem vandalismo e continuam aí rodando…realmente está precisando de um governo sério e comprometido com parauapebas para mudar 55 valmir e pensa numa vereadora que vai lutar pelo povo pois sabe e vive todos esses problemas de perto… SANDRA DJANE.

  4. euzébio Responder

    Estamos reféns das Vans e dos mototaxistas. Qualquer acidente com mototaxista, que em sua maioria só ultrapassa pela direita, independente se tem pista ou não ( para eles qualquer espaço serve ), serve de pretexto para partirem para a ignorância e fazerem justiça com as próprias mãos. Sempre o outro é culpado. Quando não conseguem ferí-lo ou matá-lo, partem para destruir seus bens. Quanto às vans, a maioria das paradas ( apenas uma ) já enche todo o veículo, obrigando os que não conseguiram embarcar a aguardar a próxima. Até quando seremos reféns e chantageados por essas classes? Talvez o ideal fosse os próprietários de carros passarem a adotar o sistema de carona e acabar com estas duas classes. O pior é que o medo é quie está imperando.

  5. lica Responder

    É um absurdo o que passamos ao precisar desse transporte publico em Parauapebas…. além de motoristas e cobradores super mal educados, as vans, principalmente os micro-ônibus rota cidade jardim sempre lotados e quase parando de tão velhos e sem manutenção deixando em rico a vida dos passageiros, sem falar na briga por passageiros nos harários de pico, colocando quase um em cima do outro…. e quando reclamamos os motoristas ainda nos mandam descer…. ao inves d levarem um numero razoavel de passageiros, nos levam como sardinha enlatada!!! Fora esse tipo de transporte publico…. nós pagamos e merecemos o minino de respeito.

  6. anonimo Responder

    o gilvan está certo ele não isentou o governo da sua culpa apenas nos chamou atenção para a nossa responsabilidade, afinal nos lugares que tem faixa se atravessa fora da mesma quem tenta usar afaixa o condutor muitas vezes não para, sinal amarelo aqui não é atenção´, mas sim acelera mais forte, para quem quer fazer o correto não existe desculpa, lembro-me também quando colocaram esses sinais da 11 todo mundo reclamou, quanto mais sinal mais obstáculos para seres desrespeitado, temos que cada um assumir nossas culpas e corrigi-las, governo, pedestre e condutores.

  7. amigo Responder

    sim, mas que tipo de campanha é essa “fora as vans” é somente eslogan ou vai ter algun tipo de atitude?, tipo evitar andar nelas ou abaixo assinado e levar para a camara votar?

  8. Ferreira Responder

    Quando não tem gato, os ratos fazem a festa! parece brincadeira, mais o descaso que se vê em parauapebas não passa despercebido nem por um cego. acho que nosso municipio não tem lei organica para reger e impor medidas que coiba qualquer atitude ilicita ou irregular, como por exemplo, a rua 14 entre a pa 275 e a rua A, onde qualquer um pode chegar, furar a calçada e levantar uma barraca para vender qualquer coisa, como se fosse o dono, e o pior é que o poder público não se manifesta. O caso dos mototaxistas e vanzeiros, aí é brincadeira, não respeitam ninguem, param no meio da rua, ignoram o direito de qualquer cidadão, e as autoridades nada fazem. Como alguem disse, nosso prefeito deve ter medo, ou é incompetente mesmo, porque uma autoridade constituida pelo povo tem que honrar a confiança em ti depositada, mas se ele nada fez, agora é que não faz mesmo, porque em véspera de eleição, onde ele quer eleger seu sucessor, não precisamos esperar nenhuma atitude dígna. Acho que é hora de fazermos uma boa escolha, porque é o nosso futuro e de nossa cidade que está em jogo. Fiquem atentos e façam uma boa escolha!

  9. gilvan Responder

    então tira os condutores e pedestre do transito para ver se haverá violência no mesmo, agora não participo de governo algum, mas sou cosciente das minha responsabilidades como cidadão, faço minha parte que é o que me cabe respeito as leis para exigir meus direitos.

  10. Nome (obrigatório) Responder

    O GILVAN DEVE COMER PUBA JUNTO COM A MÁFIA PTRALHA É UM DEMAGOGO TOTAL, SE É A POPULAÇÃO QUE FAZ E CUIDA DE TRANSITO PRA QUE TEMOS QUE VOTAR EM REPRESENTANTES PARA O MUNICÍPIO, E PRA QUE PRECISAMOS DE DMTT E DETRAN???? CARA ME DESCULPE MAS VC É DEMAGOGO!!!!

  11. Eleno White Responder


    VITOR:

    E como ficou aquele pleito do ministério publico para que o município implantasse ate o final do ano passado,e depois postergado se não me engano para março deste ano o TRANSPORTE PUBLICO COM LINHAS REGULARES DE ÔNIBUS? Implantando tais linhas começaríamos a ver realmente a mudança de Parauapebas para se transformar numa Metrópole.

    É verdade… comemorei quando soube e depois não mais ouvi falar… Alguém tem informação?

  12. Nome (obrigatório) Responder

    Para dar um ponta pé inicial e resolver toda essa bagunça é só o prefeito nomear os aprovados no último concurso do DMTT. Assim aos poucos teremos mais fiscalização mesmo que isso desagrade alguns.

  13. Araújo Responder

    Gilvan, gostei do seu comentário. Desde quando poderemos cobrar dos nossos representantes, se é que o temos, se não fazemos a nossa parte? A gente vê claramente muitas pessoas que se dizem motoristas, que não respeitam um sinal vermelho, preferenciais em rotatórias e cruzamentos e que os atravessam como estivessem com um compromisso de vida ou morte a ponto de fazer tudo isso, colocando a vida de todos em perigo. Como poderemos cobrar se muitos “pilotam” seus carros e motos conversando ao celular, crianças em motos sem nenhuma proteção e acima da capacidade de transportar, “pilotos” que ficam buzinando atrás de voce, mesmo vendo o sinal fechado, motoristas que param em fila dupla e nao estão nem aí para o trãnsito, pessoas que estacionam em locais identificados com placas de estacionamento proibido… Enquanto isso estiver acontecendo, mesmo que haja alguma autoridade competente para coibir tudo isso, será praticamenete impossível de termos um trânsito regular. Esse negócio de sempre fazer campanhas de educação no trânsito tem que acabar. É agir na forma da Lei, punir e tirar de circulação esses motoristas irresponsáveis. Não aceitar e não subornar agentes de trânsito. Temos também que dar-nos um tapa no rosto para nos envergonhar de nossas atitudes, que muito das vezes contribuímos para esse já caótico trânsito.

  14. Nome (obrigatório) Responder

    Há aproximadamente 2 meses eu vinha pela PA próximo ao Shopping a uns 60 km/h qdo um mototaxista entrou abruptamente à minha frente, sem olhar, me obrigando a dar uma freada brusca. Dispensei-lhe uma buzinada pedagógica e ele me olhou… Depois ficou andando próximo de mim pela cidade toda, escondido atrás da viseira e fazendo sinais de ameaça. Confesso que fiquei com medo que ele me matasse, pois me pareceu um assassino profissional, pela frieza da conduta. Credo!
    Mas eu concordo com o amigo que escreveu acima: a culpa disso tudo é do Prefeito, sim. É inconcebível que Parauapebas, desse tamanho que está, não tenha licitado ainda o Transporte Público. Uma vez licitado, teríamos de quem cobrar e a quem denunciar os abusos e desmandos, porquanto os motoristas andariam na linha por medo de punição. Nada disso acontece no sistema clandestino de Vanzeiros. Transporte licitado oferece preço justo, conforto, regularidade quanto a itinerários e horários, condução responsável e cortesia, porque o motorista é empregado e não o dono do veículo, razão pela qual não se justifica a prepotência que se verifica com os Vanzeiros. A propósito, justamente por serem veículos conduzidos pelos próprios donos, as Vans da cidade vivem criando embaraços para conduzir idosos e estudantes, que são isentos da tarifa ou a pagam com desconto.
    Tive informação de que o Prefeito tem medo de licitar transporte publico aqui porque teme que os Vanzeiros e/ou Mototaxistas o matem, ou queimem a casa dele, ou a bela prefeitura que ele construiu antes do Hospital. Não sei se é esse mesmo o motivo, mas que ele tem medo, isso é evidente.
    Por isso, seria de bom alvitre que todos os candidatos a Prefeito de Parauapebas espusessem à mídia qual o prazo que eles levariam para licitar e implementar um transporte publico nessa cidade. Assim, caso o novo Prefeito não cumprisse o compromisso no prazo, nós poderíamos pedir o impeachment dele.

  15. pereira Responder

    Pessoal… Trabalho no DMTT e somos apenas uma peça nesse tabuleiro… Concordo com o Vitor. Só teremos um transporte publico decente quando tirarem essas vans e colocarmos uma empresa para prestar esse serviço… enquanto isso, ficamos a merçê desses politicos a espera de uma atitude (que acho que nao vai vir).

  16. alguem Responder

    QUE BELEZA (ironico) campanha no blog, ja sei através dos comentarios em quem não votar …….. Continuando… quem faz o transito é a população, mas e quem regula, quem tinha q fazer faixa, tinha que por semaforo, tinha que por guarda de transito, para estar orientando, colocar camera nos cruzamentos, multar (efetivamente/sem recorrer a vereador), quem tinha q fazer isso era a prefeiura através de sua engenharia de trafico, e dmtt. Como colocar onibus em vias tao apertadas….. do jeito que tá a tendencia é a cada dia piorar ainda mais…

  17. alguem Responder

    QUE BELEZA (ironico) campanha no blog, ja sei através dos comentarios em quem nao votar …….. Continuando… quem faz o transito é a população, mas e quem regula, quem tinha q fazer faixa, tinha que por semaforo, tinha que por guarda de transito, colocar camera nos cruzamentos, multar (efetivamente/sem recorrer a vereador) como colocar onibus em vias tao apertadas….. do jeito que tá a tendencia é a cada dia piorar ainda mais…

  18. gilvan Responder

    não acho que os eleitores são otários, segundo não tem escrito na testa dos candidatos o futuro de que serão bons, terceiro quem faz o transito não é o governo e sim a população, cabe então ao invés de procurar responsávei para o que não volta mmais cada um assumir sua parcela de responsabilidade e fazer um transito tranquilo.
    agora o que vemos e todo mundo errando e procurando culpado para os seus erros.
    o moto taxista morreu, uma fatalidade, queimaram uma van um ato de vandalismo como se os moto taxista andassem corretos, um protesto idiota causando um caos tamanho na cidade por parte dos meliantes das vans cheios de razão incitando a violência tomando e colocando fogo em dois capacetes de moto taxista, resolveu o problema ambas as ignorâncias? trouxeram a vida do rapaz de volta ambos os atos cometidos pelas partes? agora podemos evitar sim futuas mortes se conduzirmos com reponsabilidades tanto motos quanto carros, ônibus, vans e também os pedestre fizerem sua parte.
    agora achar que prefeito A ou B vai mudar o comportamento desses ignorantes do transito, e ainda chamar os eleitores de otários, ai meu amigo tenho que achar que vc é um desses que não cumpre as leis de transito, e procura um culpado para suas falhas. (tire a trava do seu OLHO.)

  19. VITOR Responder

    E como ficou aquele pleito do ministério publico para que o município implantasse ate o final do ano passado,e depois postergado se não me engano para março deste ano o TRANSPORTE PUBLICO COM LINHAS REGULARES DE ÔNIBUS? Implantando tais linhas começaríamos a ver realmente a mudança de Parauapebas para se transformar numa Metrópole.

  20. DELACOSTA Responder

    É VERDADE, MAS , NÃO É FACIL ESCOLHER UM PREFEITO DE VERGONHA A GENTE ESCOLHE MAS VIRAM CORRUPTOS. HOJE ACREDITO QUE O PSOL PODE SER UMA ALTERNATIVA É O UNICO PARTIDO QUE AINDA PODE FAZER A DIFERENÇA, POIS UM DOS CANDIDATOS QUE ESTOU APOSTANDO É NO AFONSO DO PSOL, HAJA VISTA QUE É UM DOS PIONEIROS DO PSOL NESTE MUNICIPIO E HOJE SAI DO ANONIMATO LANÇANDO SUA CANDIDATURA.

  21. Nome (obrigatório) Responder

    O DIA QUE TODOS OTÁRIOS VOTANTES DESSE MUNUCÍPIO USAREM SUA MASSA ENCEFÁLICA E ESCOLHER AQUELE QUE REALMENTE TEM OU TERÁ COMPROMISSO COM O MUNICÍPIO, AÍ SIM TEREMOS PREFEITO PARA COBRARMOS TUDO ISSO, MAS ENQUANTO A MAIORIA DOS OTÁRIOS FICAREM DE BARRIGA CHEIA E FELIZES COM O RABO CHEIO DE CACHAÇA E OUVINDO MÚSICAS NOS SHOWS OFERECIDOS A CIDADELA DE DARCILÂNDIA IRÁ DE MAL A PIOR!!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados