Unifesspa: novo reitor anuncia equipe para os próximos quatro anos

Parte da equipe anunciada já atuava em cargos estratégicos, colaborando para o desenvolvimento da Unifesspa nas gestões anteriores
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O novo reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), professor Francisco Ribeiro da Costa, anunciou nesta segunda-feira (28) os nomes da equipe que irá compor a Administração Superior da Unifesspa na sua gestão, pelos próximos quatro anos (2020-2024).

A vice-reitora será a Profa. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, docente da área de Educação Especial da Unifesspa, vinculada à Faculdade Ciências da Educação (Faced), do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Até o convite para compor como vice-reitora, atuava, desde 2014, como coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia).

Egressa do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), antigo Campus de Marabá, Rabelo é mestra e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem vasta experiência no ensino superior, como servidora técnico-administrativa, no cargo de técnica pedagógica, de 2006 a 2016, quando se tornou professora.

Além da graduação, a Profa. Lucélia também atua em programas de pós-graduação da Unifesspa e em rede nacional. É pesquisadora e integra, atualmente, a Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica, como especialista consultora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP.

A nova gestão também será composta por novos pró-reitores das áreas finalísticas. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) será conduzida pelo Prof. Dr. Denilson da Silva Costa que, até o convite, exercia o cargo de Diretor de Ensino na Proeg. Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Costa é professor da Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE).

Também do IGE, a Profa. Dra. Gilmara Regina Lima Feio assume a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). Doutora em Geologia e Geoquímica pela UFPA, atualmente é professora associada da Faculdade de Geologia (Fageo) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), da Unifesspa.

O Prof. Dr. José Amilton de Souza será o gestor da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex). Professor Adjunto na Faculdade de História, do ICH, e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuava como presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), até o convite para assumir a pasta.

Continuam em seus cargos, desde a gestão do Prof. Maurílio Monteiro, os servidores: Manoel Souza da Silva Júnior, chefe do Gabinete da Reitoria; Marcel Ferreira Miranda, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PROGEP); Marcele Juliana Menezes Castro, pró-reitora de Administração (PROAD); Manoel Ênio Almeida Aguiar, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (SEPLAN); e Lucas França Rolim, Secretário de Infraestrutura (Sinfra).

Parte da equipe anunciada já atuava em cargos estratégicos, colaborando para o desenvolvimento da Unifesspa nas gestões anteriores. “Em sete anos da Unifesspa, todo êxito alcançado até aqui não seria possível sem todos os servidores que atuaram de forma comprometida com nossa universidade. Somos referência na região e cada um atuou sobremaneira para esse status. Nosso compromisso, ainda que haja a necessidade de mudanças, está para uma universidade que mantenha seu objetivo no alcance da excelência na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade,” agradeceu o reitor. Prof. Francisco Ribeiro.

A expectativa é de fortalecimento das ações exitosas, com foco na superação de antigos e novos desafios, observando o compromisso institucional com a democracia, com o desenvolvimento regional e com a perspectiva multicampi. “Estamos em momento muito difícil, com forte restrição orçamentária e contenção de gastos. No próximo ano, a previsão é que a Unifesspa tenha um déficit de 18% em seu orçamento. Vamos buscar reverter isso, pois nosso objetivo é continuar crescendo: criar novos cursos, ampliar nosso quadro de pessoal e ofertar mais serviços à população do Sul e Sudeste do Pará,” disse Ribeiro.

Nomes da equipe da gestão da Unifesspa – Quadriênio 2020-2024

  • Reitor: Francisco Ribeiro da Costa;
  • Vice-Reitora: Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo;
  • Gabinete da Reitoria: Manoel Sousa da Silva Júnior;
  • Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep): Marcel Ferreira Miranda;
  • Pró-Reitoria de Administração (Proad): Marcele Juliane Menezes Castro;
  • Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg): Denilson da Silva Costa;
  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit): Gilmara Regina Lima Feio;
  • Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex): José Amilton de Souza;
  • Secretaria de Infraestrutura (Sinfra): Lucas França Rolim;
  • Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan): Manoel Ênio Almeida Aguiar.

(Fonte: Ascom Unifesspa)