Tucuruí autoriza reabertura de restaurantes e lanchonetes

O município determinou, através de decreto, que, para voltar a funcionar, os estabelecimentos precisam seguir as normas e protocolos de combate e enfrentamento ao novo coronavírus

Continua depois da publicidade

O município de Tucuruí, no sudeste do Pará, autorizou a reabertura de restaurantes e lanchonetes, que começaram a funcionar ontem, terça-feira (7). Os estabelecimentos, no entanto, precisam seguir vários protocolos de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus.

Através do Decreto N° 054/2020, de 28 de junho de 2020, o governo municipal autoriza a “reabertura responsável das atividades econômicas” em Tucuruí, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado, entre outras ações. De acordo com o decreto, restaurantes e lanchonetes podem abrir ao público, seguindo vários protocolos de combate e enfrentamento à pandemia.

Os estabelecimentos devem atender no período de 11h às 15 horas (para o almoço) e de 19h da noite às 23 horas (para o jantar). O documento recomenda fazer medição da temperatura das pessoas, nas entradas dos estabelecimentos, impedindo o acesso de quem apresentar temperatura acima de 37.8° graus e demais sintomas da Covid-19.

O decreto estabelece ainda que o salão de atendimento para os clientes deverá passar por reajustes, mantendo a distância de 2 metros entre as mesas, limitadas ao número de quatro cadeiras, ocupadas, preferencialmente, pelo mesmo grupo familiar. A mesma distância é recomenda nos balcões, filas e em outros pontos da parte interna dos ambientes.

A outra orientação é de não circular (fora das mesas) sem máscaras. O decreto mantém fechado casas noturnas e similares.

Tucuruí é o nono município com maior número de casos de Covid-19 nas regiões sul e sudeste do estado, com 1.178 contaminados, e é o terceiro em número de óbitos, com 92 vítimas fatais, segundo seu Boletim Epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem. 

(Tina Santos)