Tião opera mudanças e põe advogado “curinga” na Saúde

Secretaria de Educação passa a ser dirigida pela experiente Marilza Leite, com 30 anos na área

Continua depois da publicidade

O prefeito Tião Miranda não é muito de mexer em seu secretariado. Faz raras alterações aqui ou ali. Mas na Secretaria de Saúde, ele está colocando o quarto secretário em dois anos de gestão. Primeiro foi o advogado Marcone Walvernaque Nunes Leite, que ficou um ano no cargo e foi substituído pelo homônimo Marcones José Santos da Silva, que também ficou 12 meses na função. Por último, a enfermeira Dármina Duarte demorou apenas um mês no cargo e agora retorna para sua função anterior, como coordenadora de Média e Alta Complexidade da SMS.

O mais novo titular da pasta é o advogado Luciano Lopes Dias, que descascou um enorme abacaxi na Secretaria Municipal de Educação de Marabá e provou ser mesmo o curinga de Tião Miranda para resolver problemas crônicos.

O primeiro desafio de Luciano Dias no setor público foi como secretário de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Pará, em 2013. Depois de alcançar a confiança do governador Simão Jatene, ele foi guindado ao cargo de presidente da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará), onde atuou entre os anos de 2015 e 2016 e conseguiu, entre outras coisas, frear a tentativa de privatização do serviço de água e esgoto em Marabá.

Só saiu do órgão porque Tião Miranda convenceu o governador a liberá-lo para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Marabá a partir de janeiro de 2017 para tentar resolver o dilema do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), que tinha se transformado em uma “bomba relógio”. O primeiro ano foi tenso, mas depois de aprovado o plano, navegou em águas mais tranquilas em 2018.

Segundo uma fonte do governo municipal, Tião queria uma pessoa de fora da saúde para resolver alguns gargalos de gestão, incluindo vários problemas na atuação de servidores.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Luciano é pós-graduado em Direito Público, com experiência profissional nas áreas de direito administrativo e processual.

A troca de comando na Saúde e na Educação vai acontecer nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

DUAS VEZES SECRETÁRIA

A professora Marilza de Oliveira Leite é quem assume o cargo de secretária municipal de Educação, no lugar de Luciano Dias. Nos últimos dois anos, já aposentada do Estado, ela desenvolveu um trabalho de referência como diretora de Infraestrutura e Logística da SEMED. Aliás, Marilza assume o cargo pela segunda vez, já que foi titular da mesma Secretaria de julho de 2001 a fevereiro de 2002.

Marilza Leite é natural de Mandaguari, no Paraná, e veio para Marabá em 1986, na companhia do esposo Gilberto Leite, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, falecido em 2014. Ela é graduada em Letras pela UNOPAR (Universidade do Paraná) e pós-graduada em Gestão Escolar pela CESUPA.

Começou trabalhando aqui como professora concursada pela SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) e atuou como professora de Língua Portuguesa nas escolas Gaspar Viana e Duque de Caxias, entre janeiro de 1988 a dezembro de 1990.

Foi coordenadora de Informática na Escola Nazaré Barbosa de janeiro de 1991 a dezembro de 1993; diretora da Escola Anísio Teixeira de 1994 a 1997; diretora da Escola Rio Tocantins (CAIC) de dezembro de 1997 a junho de 2001; secretária de Educação de julho de 2001 a fevereiro de 2002; diretora da Escola Geraldo Veloso de janeiro de 2003 a dezembro de 2008; e diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de maio 2013 a julho 2015.

Quem assume o cargo de diretor de Infraestrutura e Logística da SEMED é o servidor Jair Labres.

Ulisses Pompeu – de Marabá