Marabá: Gestores da rede municipal de ensino participam de formação direcionada ao combate à violência contra mulheres e meninas

O evento teve a participação da representante do Centro de Segurança Integrada

Continua depois da publicidade

Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá, em parceria com o Ministério Público do Pará, realizou capacitação para os gestores da rede municipal de ensino. De acordo com Lady Anne de Souza, professora, representante da pasta e coordenadora regional da Pastoral da Educação CNBB Norte 2, a formação tem como objetivo colocar em prática o Lei 14.164/2021.

A norma legal dispõe sobre a inclusão de conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da Educação Básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra Mulheres e Meninas, a ser realizada anualmente nas unidades de ensino no mês de março.  

O evento contou com a participação dos professores gestores da rede municipal; Priscila Veloso, presidente do Conselho da Mulher dos Direitos da Mulher (Comdim); representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Marabá; e Conselho Tutelar. Também presentes, as promotoras Cristine Majella e Paula Gama apresentaram o tema “Conscientizar: A Melhor Forma de Prevenir”. 

Hellen Araújo, coordenadora da filial do Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste no município e representante do Centro de Segurança Integrado de Marabá, participou da formação e abordou a necessidade da divulgação dos serviços do Disque Denúncia aos servidores da educação, para que saibam como agir ao se depararem com situações de violência contra a mulher, além da importância de se trabalhar a prevenção mais assertiva dos crimes dentro das escolas.

A nova plataforma de atendimento que funciona pelo número (94) 3312-3350, disponível para a população 24 horas. Hellen concluiu sua fala colocando-se à disposição dos educadores e dos órgãos de proteção à mulher, no que diz respeito a informações sobre o crime de violência contra mulheres em Marabá.

O professor Fábio Rogério, diretor-geral de Ensino da Semed, motivou os gestores a trabalharem em parceria com a rede de proteção à mulher.

(Ascom)