Marabá vai fazer novo concurso para professores

Prefeitura reconhece carência de 572 profissionais da educação, em razão da inexistência de candidatos aprovados em número suficiente no concurso realizado em 2019 para vários cargos

Continua depois da publicidade

O município que possui uma das mais bem organizadas estruturas de pessoal da Região Norte, com 80% de seus servidores concursados, vai realizar novo concurso para contratação de professores ainda este ano. E já está com a banca definida: a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA), a rainha da organização de concursos de prefeituras. A informação é do Blog do Zé Dudu.

Ainda não se sabe a quantidade de vagas exatas que serão disponibilizadas, mas um documento da Secretaria Municipal de Educação (Semed) à Secretaria Municipal de Administração (Semad) para pedir e justificar a contratação de pessoal, ao qual o Blog teve acesso, revela que o município de Marabá tem carência de 572 profissionais da educação, de nível superior, em razão da inexistência de candidatos aprovados em número suficiente no concurso realizado em 2019 para as áreas de Pedagogia, História, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física e Língua Inglesa.

De acordo com parecer da Controladoria-Geral do Município (Congem), o secretário de Administração de Marabá, José Nilton Medeiros, autorizou o início dos trabalhos para contratação direta da banca, e agora a Fadesp pode lançar o edital a qualquer momento. Inclusive, o custo preliminarmente estimado para a taxa de inscrição é de R$ 80. A estimativa é de que 12 mil candidatos se inscrevam.

A tradição da Fadesp levou-a a ser escolhida para organizar o certame. Titular de expertise que a credencia a fazer grandes concursos municipais, a fundação realizou mais de 100 seleções entre 2005 e 2021, movimentando mais de 800 mil candidatos. Entre os concursos de seu portfólio, a Fadesp tocou o da Prefeitura de Marabá, em 2019, com 82,4 mil inscritos e o da Câmara de Marabá, em 2020, que arregimentou 4.500 candidatos. A fundação também é a organizadora da seleção para o cargo de cuidador, da Prefeitura de Marabá, com 50 vagas e cujo gabarito das provas objetivas (acompanhe aqui) foi divulgado nesta quinta-feira (7).

4 comentários em “Marabá vai fazer novo concurso para professores

  1. Tadeu Responder

    Estou esperando ser chamado no cargo de Educação Física, daí não chama e vai fazer outro concurso? Tem sim gente aprovada do último concurso.

  2. Laudimira Coelho de Souza Responder

    Aprovados foram muitos, porém não foram chamados, será o q aconteceu com esse descaso, é bom pegar o dinheiro do povo.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: