Representação feminina encolhe de 38,5% para 7,7% na Câmara Municipal de Jacundá

Das cinco vereadoras da atual legislatura apenas uma se reelegeu: Raylane Pequena será a única mulher num Legislativo de 13 vereadores
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Na legislatura que se encerra no dia 31 de dezembro deste ano, dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Jacundá, cinco são mulheres. Ou seja, atualmente elas representam 38,5% do Legislativo jacundaense. No entanto, no próximo quadriênio esse percentual será de 7,7%, já que a única representante feminina será a vereadora reeleita Raylane dos Santos Soares (PSD), a Raylane Pequena, como é conhecida na cidade.

Em 2016, foram eleitas cinco mulheres: Eliane Pinheiro, Marta Costa, Mariza Alves, Neusilene de Souza e Raylane Pequena. Este ano, três delas concorreram à reeleição: Raylane, Neusa e Marta. Mariza foi candidata a vice-prefeita na chapa do prefeito e candidato derrotado Ismael Barbosa; e Eliane teve o projeto barrado após apresentar problema na prestação de contas das eleições de 2018.

Raylane é casada, tem 32 anos de idade e é evangélica da Igreja Adventista. Em 2016 concorreu pela primeira vez ao cargo de vereadora, após ter sido eleita conselheira tutelar. Ouvida pela Reportagem sobre a diminuição drástica da representatividade feminina na Câmara Municipal de Jacundá, ela lamentou o fato: “Nessa eleição tínhamos muitos nomes que mereciam ser eleitas ou reeleitas, mas isso não foi possível, o que aumenta meu compromisso com a classe das mulheres de toda a Jacundá”.

Em relação à sua vitória com uma votação expressiva, ela explica que durante essa campanha apresentou propostas, debateu com a sociedade “na busca de um mandato movido por dedicação, ética e transparência”.

“Acredito em um Poder Legislativo mais íntegro e decisivo para liderar a transformação da nossa Jacundá e continuarei vigiando e lutando pela nossa cidade e pela melhoria da qualidade de vida da nossa população. Levo comigo todos os sorrisos, abraços e o apoio que recebi durante essa jornada. Tenho compromisso em honrar cada voto dos meus eleitores e amigos,” concluiu a vereadora reeleita.

Veja quem são os demais vereadores eleitos e reeleitos da Câmara Municipal de Jacundá

Rafael Garrancho (Pode) – 1.307 votos

Daniel dos Estudantes (Pode) – 1.175 votos

Clayton Guimarães (Pode) – 858 votos

Raylane Pequena (PSD) – 733 votos

Fogoió (Patriota) – 704 votos

Nego Lima Mulato (PSD) – 651 votos

Tcharllys Borges (PL) – 623 votos

Luiz da Colônia (Pode) – 583 votos

Neguinho Mulato (Pros) – 528 votos

Enfermeiro Ailton (PDT) – 504 votos

Anilton do Barracão (Pros) – 496 votos

Tim do Bar (Republicanos) – 453 votos

Wilson Rosa (PSL) – 384 votos

(Antonio Barroso)