Por volta da meia noite deste sábado (26), durante fiscalização realizada no Pátio SME, Mina de N4, na Serra dos Carajás, a Segurança Empresarial da Mineradora Vale flagrou o momento em que, durante o turno de trabalho, Jose William Gomes da Silva (Soldador), Fabio Sampaio da Conceição e Adonilson Pereira dos Santos (ambos Técnico Mecânico I), todos empregados Vale lotados na Gerência de Manutenção de Equipamentos e Cargas da Mina de Ferro, com auxílio de um arco de serra, cortaram 11 (onze) metros de cabo de cobre tipo 3×300 milímetros, pesando 96 Kg, utilizado por escavadeira.
Elton Ricelli Aragão de Melo, Técnico Especializado em Manutenção, líder do turno, foi acionado, compareceu ao local do sinistro e acompanhou a condução dos envolvidos até a Portaria de N5, onde a Policia Militar foi acionada para conduzir os envolvidos até a Delegacia de Polícia de Parauapebas para esclarecimentos.
Na Depol, os três funcionários foram autuados por furto e apresentados hoje, por volta das 14 horas para audiência de custódia. Por serem primários, foram liberados e responderão ao processo em liberdade.