Pará

Senador Zequinha Marinho quer o Pará exportando carne para o mercado chinês

Em audiência com o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o senador paraense tratou a respeito da habilitação dos frigoríficos paraenses para exportar carne para China

Ampliar o mercado da carne paraense. É o que defende o senador Zequinha Marinho (PSC-PA). Em reunião na última quarta-feira, 15, com o secretário-executivo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, o político paraense tratou a respeito da habilitação dos frigoríficos do Pará para exportar carne para China.

É grande o potencial do Brasil em elevar as vendas da carne nacional para outros países. Inclusive, no primeiro trimestre deste ano, as exportações brasileiras cresceram em 2,6% se comparadas a igual período de 2018. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), foram exportadas 405,7 mil toneladas, o melhor desempenho para o período em 12 anos.

Em franca expansão, o mercado chinês se apresenta como um grande consumidor da carne brasileira. Do total exportado no primeiro trimestre, 6,2% foi para a China. “A economia brasileira ainda mostra fôlego quando analisada a atividade pecuária e a agricultura. Temos que incentivar esse setor que gera riqueza e emprego, ainda mais no atual cenário em que as taxas de desemprego se revelam alarmantes”, comentou o senador Zequinha.

Na reunião com o secretário-executivo do MAPA, o senador paraense – acompanhado do representante da Associação dos Criadores do Pará (Acripará), Luciano Guedes – defendeu que o governo federal possa trabalhar junto ao governo asiático a possibilidade de incluir novos fornecedores da proteína animal para o mercado chinês. “O mercado é muito grande. Tem espaço para todos. Os frigoríficos paraenses já têm o selo do SIF [Serviço de Inspeção Federal]. Depende apenas de um empurrão do governo federal para entrar no mercado chinês”, disse o parlamentar.

Atualmente em viagem para a China, a ministra Tereza Cristina (Mapa) tem a intenção de abrir o mercado asiático para a carne brasileira. De acordo com o secretário Marcos Montes, a titular da Agricultura “quer chancelar todos os frigoríficos que apresentem condições para exportar”, ressaltou.

Por Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília
(Com informações da Ascom do Gabinete do Senador Zequinha Marinho (PSC-PA)

Deixe seu comentário