Senado instala CPI da Covid e Renan Calheiros será o relator

TRF 1 derrubou liminar concedida pela primeira instância da Justiça Federal que impedia a nomeação do senador alagoano
Membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) concedem entrevista coletiva, após instalação da comissão

Continua depois da publicidade

Brasília – Após uma sessão tumultuada, o Senado instalou na manhã desta terça-feira (27), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid — que investigará ações ou omissões de autoridades na pandemia. Paralelamente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou a liminar concedida pela primeira instância da Justiça Federal, na noite de segunda-feira (26), que impedia a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator do colegiado.

Além do senador alagoano confirmado na relatoria por nomeação em primeiro ato do colega amazonense Omar Aziz (PSD-AM), eleito presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também obteve os votos para a vice-presidência, impondo uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A eleição de Aziz já era esperada, pois senadores opositores e independentes somam sete dos onze titulares da CPI. A surpresa ficou com o apoio do senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos quatro senadores aliados de Bolsonaro que integram a comissão. Com isso, Aziz recebeu oito votos e o candidato bolsonarista, senador Eduardo Girão (Podemos-CE) levou três.

O presidente eleito prometeu um “trabalho técnico” que buscará “a verdade”.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.