UFPA: Termina nesta quinta (29) prazo para envio de documentos dos aprovados no vestibular

Para fazer habilitação, os calouros devem acessar o Cadastro Online de Calouros, utilizando número de Inscrição e RG.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA) prorrogou o prazo para o envio de documentos obrigatórios para habilitação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2021. Os calouros têm até o dia 29 de abril (quinta-feira) para fazer o cadastro online por meio do sistema: https://coc.ufpa.br/coc/.

A novidade este ano é que as etapas da matrícula variam conforme o grupo de inscrição do candidato no PS 2021. Em decorrência da situação epidemiológica, algumas delas serão exclusivamente online.

Etapas

1) Preenchimento cadastral e envio da documentação pelos calouros via sistema;

2) Validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) por Banca de Heteroidentificação e validação da autodeclaração de pessoa indígena por Comissão de Verificação da Autodeclaração de Pertencimento Étnico (no caso de candidatos/as inscritos/as em vagas destinadas a Cotas PPI;

3) Verificação da condição de pessoa com deficiência (PcD) por Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD (no caso de candidatos/as inscritos/as em vagas destinadas a PcD;

4) Entrega presencial da documentação original e cópia.

Autodeclaração de pessoa negra

A segunda etapa da habilitação dos calouros é a verificação da autodeclaração de candidatos PPI. Essa é uma das novidades da habilitação dos ingressantes pelo PS 2021. O procedimento de validação da autodeclaração será realizado por uma Banca de Heteroidentificação.

As pessoas autodeclaradas indígenas, deverão preencher e assinar uma autodeclaração étnico-racial, além de apresentar uma declaração de pertencimento (em conformidade com o estabelecido no edital) ou o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI).

A análise da condição de pessoa com deficiência será realizada pela Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD na terceira etapa da habilitação. Somente passará pela verificação o candidato deferido nas etapas de análise documental e da Comissão de Heteroidentificação.

Etapa presencial

A quarta e última etapa da habilitação será a apresentação presencial dos documentos obrigatórios, que ocorrerá em data a ser informada posteriormente, quando as condições sanitárias forem viáveis. O cronograma será divulgado em edital específico.

Confira o edital

Com informações da UFPA

Publicidade