Semsa celebra Dia Mundial do Rim nesta quinta-feira (13)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos rins na saúde em geral e reduzir a frequência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo, acontece nesta quinta-feira (13) o Dia Mundial do Rim. Este ano, o foco é Doença Renal Crônica (DRC) e o envelhecimento.

Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está preparada para receber a população nos postos de saúde e Hospital Municipal para a realização dos exames de creatinina sérica e urina de rotina, essenciais para identificar a doença renal.

De acordo com a médica nefrologista (especialista no diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário), Verônica Costa, a DRC é facilmente detectada por meio de exames simples, mas a doença é silenciosa. “Hoje, em cada 10 pessoas uma tem doença renal crônica. E os números estão aumentando. Muitas dessas pessoas acabam morrendo sem saber que tiveram problemas nos rins”, disse a médica.

Sintomas

Na Doença Renal Crônica, os rins vão reduzindo lentamente seu funcionamento. Como a piora é devagar, o organismo vai se adaptando e por isso só aparecem sintomas na doença avançada.