Segunda dose da vacina contra HPV encontra-se disponível na rede municipal de saúde

Continua depois da publicidade

vacinaTodas as meninas que tomaram a primeira dose da vacina de combate ao vírus HPV devem ser vacinadas novamente. A segunda dose da vacina, que previne do câncer de colo do útero, está disponível em todas as unidades de saúde e no Hospital Municipal Dr. Teófilo Soares Filho desde dia 1º de setembro.

A partir deste ano, a vacina faz parte do calendário de vacinação para todas as adolescentes, na faixa etária de 11 a 13 anos. A partir de 2016, o programa atenderá meninas a partir dos 9 anos de idade. As adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose também podem procurar os postos de vacinação.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Aline Neves, na primeira etapa no município foram vacinadas mais de 5 mil adolescentes, atingindo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 80% do público alvo.

“Para a imunização ser completa são necessárias três doses. A segunda dose está sendo aplicada seis meses após a primeira, e a terceira dose da vacina, após cinco anos”, explica a coordenadora.

Segundo pesquisas, o câncer de colo do útero no Brasil é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos do HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo e estes subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV, fornecida pelo Sistema Único de Saúde.