Saúde Mental – assunto é tema de estudos em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Profissionais de saúde de Canaã dos Carajás estão participando, durante toda esta semana, do curso sobre Rede de Atenção à Saúde Mental. A iniciativa da Fundação Vale visa capacitar as equipes de saúde da família, saúde bucal, NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e gestores de serviços de saúde da rede sobre a prestação de cuidados e o acolhimento dos pacientes em saúde mental.

ImageProxy

A turma que conta com cerca de 40 participantes, vem discutindo questões como a humanização do atendimento, abordagem acolhedora aos pacientes e cuidado integrado por meio de uma equipe multidisciplinar. O treinamento faz parte do projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atenção básica por meio de estratégias e metodologias em promoção da saúde e aperfeiçoamento da prática clínica adotada pelas equipes.

Após o encerramento da parte teórica do curso, serão realizadas ações de acompanhamento e monitoramento da capacitação por meio de promoção de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde de Canaã dos Carajás, nas zonas rural e urbana.

Saúde mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde não existe definição “oficial” de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como é definida. No entanto, os profissionais da área entendem que saúde mental é estar de bem consigo e com os outros. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale

Publicidade