S11D: começam os primeiros testes de equipamentos

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Maior projeto de mineração da história da Vale, o S11D entra em operação no segundo semestre e vai produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro

Os primeiros testes do Projeto S11D, maior projeto de mineração da história da Vale, no Sudeste do Pará, já estão em andamento. No fim de janeiro, o Transportador de Correia de Longa Distância (TCLD), com 9,5 quilômetros de extensão, foi ligado – energizado, na linguagem técnica. O TCLD integra uma das principais soluções tecnológicas do projeto, o sistema truckless, composto ainda por escavadeiras e britadores, que vem a substituir os caminhões fora de estrada e irá permitir reduzir em 70% o consumo de diesel e em 50% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).. No ramal ferroviário, que  ligará o S11D à Estrada de Ferro Carajás (EFC), 23 quilômetros de linha férrea estão em fase de alinhamento. Trens de construção já operam no transporte de trilhos e dormentes para a montagem da grade ferroviária nos demais trechos. O ramal terá 101 quilômetros de extensão e o fim das obras está previsto para agosto. Da EFC, o minério de S11D será transportado até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), de onde será embarcado e exportado para os principais clientes da Vale no mundo.

O minério de ferro de S11D será lavrado a céu aberto e transportado da mina até a usina por meio de um Transportador de Correia de Longa DistânciaO minério de ferro de S11D será lavrado a céu aberto e transportado da mina até a usina por meio de um Transportador de Correia de Longa Distância.

Os testes no TCLD fazem parte da etapa de comissionamento e permitem avaliar se o funcionamento dos equipamentos está conforme o planejado. “Foi o primeiro teste em um equipamento de grande porte no S11D e estamos muito satisfeitos com o resultado. Iniciamos uma nova etapa na história do projeto”, afirma o líder sênior de construção da usina, Quirino Nunes.  A correia foi movimentada ainda sem carga e, a partir de agora, o desempenho do equipamento será avaliado por meio de parâmetros como tempo de partida, temperatura, corrente elétrica, velocidade, entre outros. Após a avaliação da segurança do processo em todas essas variáveis, o equipamento será liberado para o comissionamento com carga.

Nos pátios da usina, onde ficarão estocados o minério de ferro, os equipamentos já estão em fase final de montagem. Serão 14 máquinas de grande porte que farão a movimentação do produto. Em novembro, uma recuperadora tipo ponte e uma empilhadeira de lança dupla tiveram a montagem eletromecânica finalizadas e já estão prontas para serem comissionadas. A mina, por sua vez, também já está com sua terraplanagem concluída e as máquinas do sistema truckless estão sendo montadas. No total, quatro sistemas serão construídos na mina.

Projeto

O projeto Ferro Carajás S11D, em implantação em Canaã dos Carajás (PA), está com 80% das obras da mina e usina concluídas. Em cenário desafiador pelo qual passa o mercado mundial de minério de ferro, o projeto vem favorecer a manutenção da competividade brasileira no mercado de mineração. Seu produto irá complementar a produção de Carajás, oferecendo um minério de alto teor de ferro, com baixo contaminantes, e custo baixo.

A tecnologia do truckless e as correias permitiram ainda a construção da usina de processamento em uma região de pastagem, fora da área de floresta.  A usina foi projetada para operar a umidade natural, ou seja, sem a geração de rejeitos e sem barragens e ainda permitindo reduzir em 93% o consumo de água, o equivalente ao abastecimento de uma cidade de 400 mil habitantes.