Remo vence o Castanhal no Mangueirão e joga pelo empate na partida de volta das semifinais

O gol único do jogo foi assinalado pelo zagueiro Lucão, que marcou contra o seu próprio patrimônio

Continua depois da publicidade

O Clube do Remo conseguiu abrir vantagem na briga por uma vaga na grande final do Campeonato Paraense 2020. Na noite desta quinta-feira (13), o Leão Azul derrotou o Castanhal, por 1 a 0, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, na partida de ida das semifinais do Parazão.

O gol único do jogo foi marcado logo aos três minutos do primeiro tempo. Em um lançamento na área, o volante Gelson do Leão dominou e na hora de finalizar, o zagueiro Lucão do Japiim tentou cortar e mandou contra o próprio patrimônio.

Com o resultado positivo, o Clube do Remo joga pelo empate na partida de volta que está marcada para a próxima quinta-feira (20), às 20h, também no Estádio Mangueirão, em Belém. Já o Castanhal Esporte Clube terá que vencer por um gol de diferença para levar a decisão da vaga para os pênaltis, ou derrotar o Leão por dois gols e garantir a classificação no tempo normal.

O jogo: deu Leão – 1 a 0!

Mal começou o jogo e o Remo abriu o placar. Júlio Rusch deu belo lançamento para Gelson, que dominou e na hora de finalizar, o zagueiro Lucão tentou cortar e mandou contra o próprio patrimônio, aos três minutos, 1 a 0 Leão. O Remo voltou com Marlon pela esquerda, que cruzou por baixo e a zaga do Castanhal aliviou o perigo. Novamente Marlon desceu pela esquerda e cruzou na medida para Eduardo Ramos, que cabeceou forte e o goleiro Paulo Henrique fez grande defesa para o Japiim da Estrada.

Pressão total do Remo. Gustavo Ermel recebeu na área e na hora de finalizar foi travado pelo zagueiro Lucão. Finalmente o Castanhal conseguiu chegar, quando Rafael Jansen bobeou, o atacante Betinho ficou com a bola e disparou, mas o tiro explodiu na defesa remista. Em outra tentativa do time aurinegro, PC Timborana arriscou um chute de fora da área e o goleiro Vinícius defendeu bem no centro de sua meta.

O Japiim literalmente acordou para o jogo. Em uma boa trama, a bola sobrou para Samuel, que mandou um balaço por cima da meta azulina. Em uma boa triangulação do Remo, de Gelson para Júlio Rusch, que meteu na esquerda para Marlon, mas o chute do lateral do Leão passou longe da meta adversária. Na etapa derradeira, Gelson chegou a linha de fundo e cruzou para Eduardo Ramos, o meia azulino acabou travado na hora da finalização.

O Leão queria o segundo. Gelson experimentou um chute venenoso, o goleiro Paulo Henrique bateu roupa, mas conseguiu se recuperar e ficou com a bola. O Castanhal tentou chegar com Pecel, que se agoniou e sozinho acabou tocando errado. O Remo trocou bons passes até que a bola chegou para Robinho na esquerda, só que o chute passou por cima da trave do Japiim. Na outra tentativa, escanteio cobrado no meio da área e Lucas Siqueira cabeceou firme, o goleiro Paulo Henrique defendeu e a bola bateu na trave. Por muito pouco os azulinos chegaram ao segundo gol.

Os jogadores castanhalenses começaram a querer decidir na individualidade. Guga tentou marcar de fora da área, mas mandou muito longe da meta de Vinícius. O Remo também começou a errar bastante passes. Em uma tentativa pela esquerda, o meia Carlos Alberto tocou com muita força para Marlon que não chegou na bola. O time aurinegro teve uma falta de longa distância, Dioguinho cobrou rasteiro e o goleiro Vinícius defendeu em dois tempos.

O árbitro Joelson Nazareno Ferreira Cardoso acrescentou mais seis minutos, com a partida indo até aos 51. Tempo para o lateral-esquerdo Marlon disparar um chute cruzado e quase marcar o segundo gol remista. Já o Japiim da Estrada teve a última chance da partida, quando Luis Felipe pegou um chute de primeira e mandou longe. Placar final: Castanhal 0 x 1 Remo.

FICHA TÉCNICA

CASTANHAL: Paulo Henrique; Magnum, Lucão, Lucas e PC Timborana; Marcos (João Leonardo), Samuel (Luis Felipe), Keoma (Dioguinho) e William Fazendinha (Guga); Bruno Santa Maria e Betinho (Pecel). Técnico: Artur Oliveira

REMO: Vinicius; Rafael Jansen (Kevem), Mimica, Fredson e Marlon; Charles, Lucas Siqueira, Gelson (Carlos Alberto) e Júlio Rusch (Robinho); Eduardo Ramos (Douglas Packer) e Gustavo Ermel (Wallace). Técnico: Mazola Júnior

Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (CBF)

Assistente 1: José Ricardo Guimarães Coimbra (CBF)

Assistente 2: Nayara Lucena Soares (CBF)

4º árbitro: Marcos José Soares de Almeida (CBF)

Cartões amarelos: Betinho e Lucão (Castanhal);Rafael Jansen e Wallace (Remo)

Gol: Lucão do Castanhal, aos 3 minutos, contra a favor do Remo

Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém

Por Fábio Relvas / Foto: Cristino Martins