Nos pênaltis, Paysandu vence o Remo e se garante na final da Copa Verde de 2024

Após empate no tempo normal, em 1 a 1, o Papão derrotou o Leão por 4 a 3 nas penalidades

Continua depois da publicidade

Clube do Remo e Paysandu Sport Club voltaram a campo na noite desta quarta-feira (10) para a segunda e decisiva partida das semifinais da Copa Verde 2024, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. Após um empate sem gols na partida de ida, os rivais voltaram a empatar, desta vez em 1 a 1, levando a disputa da vaga para os pênaltis.

Os gols saíram no primeiro tempo, com o Papão marcando através de Bryan Borges, aos 31, e o Leão empatando logo na sequência, com Bruno Bispo, aos 35 minutos. O time bicolor ainda perdeu dois jogadores expulsos no segundo tempo, Wanderson e Biel, aos 39, e aos 43 minutos, respectivamente.

Nos pênaltis, o time bicolor levou a melhor e eliminou o rival. O Paysandu vai esperar o classificado entre Cuiabá-MT e Vila Nova-GO para buscar mais um título da Copa Verde. O Papão é tricampeão da competição (2016, 2018 e 2022) e quatro vezes vice (2014, 2017, 2019 e 2023).

O jogo: Papão classificado!

Antes da bola rolar, foi respeitado um minuto de silêncio pela morte do torcedor do Remo, Paulo Alexandre Silva, de 29 anos, que foi atingido por uma bala no estacionamento do Mangueirão, no último clássico. O Paysandu teve a chance na cobrança de falta de Jean Dias, o goleiro Marcelo Rangel defendeu e na sobra, a bola foi levantada na área com Wanderson cabeceando para fora.

O Remo chegou com Thalys, que invadiu a grande área pela direita e cruzou para Matheus Anjos, o meia dominou e chutou colocado por cima da meta bicolor. Minutos depois, após lambança da zaga remista, a bola sobrou para Bryan Borges, que encheu o pé e marcou, aos 31, 1 a 0 Papão. Não deu nem para comemorar e o Leão empatou. Nathan levantou, Ícaro raspou de cabeça, Paulinho Curuá mandou cabeçada na grande área e Bruno Bispo acertou um chute de primeira, aos 35 minutos, 1 a 1.

O Leão quase virou, depois de uma jogada dentro da área, Matheus Anjos rolou de lado para o chute de Kelvin, a bola passou muito perto da meta de Diogo Silva. A torcida ficou no “uh”. Já no segundo tempo, Jean Dias cobrou escanteio e Nicolas perdeu um gol embaixo da trave. O Remo respondeu com Ronald, que chutou e o goleiro Diogo Silva salvou o time alviceleste. Val Soares tentou de longe e o goleiro Marcelo Rangel defendeu bem para a equipe azulina.

O jogo era lá e cá. Ronald cruzou para Matheus Anjos, que de cabeça, parou na defesa do goleiro Diogo Silva. Jean Silva cobrou falta e Marcelo Rangel defendeu. Em uma pressão remista, Nathan chutou de fora da área e goleiro Diogo Silva fez a defesa. Val Soares arriscou de longe e o goleiro Marcelo Rangel espalmou para escanteio. Sillas avançou pela direita e cruzou para Ronald, sozinho, conseguiu perdeu um gol feito para o Remo.

Em um contra-ataque rápido do Leão, Ronald foi derrubado por Wanderson, que foi expulso, aos 39 minutos. Papão com um jogador a menos. Em mais uma escapada do Remo, Nathan foi chutado por Biel e o árbitro expulsou mais um jogador bicolor, aos 43 minutos. O time bicolor ficou com dois a menos. Após bola na grande área azulina, o goleiro Marcelo Rangel saiu mal, a bola foi chutada na trave e Nathan salvou em cima da linha. Placar final: Remo 1 x 1 Paysandu. Com o resultado, a decisão da vaga foi para os pênaltis.

Melhor para o Papão que venceu pelo placar de 4 a 3 e avançou para as semifinais da Copa Verde. Nicolas perdeu para o Paysandu o primeiro pênalti chutando para fora. João Vieira, Ruan Ribeiro, Jean Silva e Val Soares marcaram. Pelo lado do Leão, Pavani, Ícaro e Felipinho assinalaram, enquanto que Sillas acertou no travessão e Jaderson parou na defesa do goleiro Diogo Silva.

Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luis Totti (Ascom Paysandu)