Regulariza Pará realiza mutirão de capacitação na região do Araguaia

A capacitação é voltada aos servidores. Estão sendo ministrados cursos de Formação de Agentes Ambientais, oficina de Economia Doméstica e capacitação em Análise e Validação de Cadastro Ambiental Rural
Servidores participam de curso de qualificação promovido pelo Regulariza Pará

Continua depois da publicidade

O Programa Regulariza Pará iniciou, nesta segunda-feira (13), um mutirão para atender as demandas de municípios da região do Araguaia. Durante esta semana, serão ministrados cursos de Formação de Agentes Ambientais, oficina de Economia Doméstica e capacitação em Análise e Validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para servidores de secretarias locais.

Os gestores do programa também irão se reunir com produtores rurais, prefeitos e secretários de Meio Ambiente de municípios da região. Segundo o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Rodolpho Zahluth Bastos, as ações buscam fortalecer a gestão ambiental municipal com a capacitação dos servidores.

“Trata-se de um mutirão do Programa Regulariza Pará destinado aos gestores e técnicos municipais, bem como aos produtores rurais da região do Araguaia, envolvendo diversas atividades para qualificar a gestão ambiental, como capacitação em análise do CAR, ações de educação ambiental, orientações sobre a regularidade ambiental dos imóveis e licenciamento de atividades agrossilvipastoris, notadamente grãos e pecuária, com forte presença na economia da região”, explica Rodolpho Zahluth.

O mutirão começou pelo município de Xinguara, no sudeste do estado. A finalização do processo de habilitação do município em Análise e Validação do CAR está prevista para esta terça-feira (14).

Com a conclusão, Xinguara se tornará o 30º município habilitado para este procedimento no Pará. Segundo a Semas, a municipalização da análise de CAR, por meio da habilitação dos municípios, faz parte da estratégia de impulsionar a validação do Cadastro no estado, traçada pelo Programa Regulariza Pará, que faz parte do Plano Estadual Amazônia Agora.

De acordo com o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), o Pará já registra 252.383 CARs inscritos. Em março de 2021, a Semas lançou o portal para divulgar as ações de análise do Cadastro realizadas pelo governo estadual.

Após a inscrição, os cadastros precisam ser validados. Segundo a Semas, seguindo esta metodologia, o estado apresenta desde 2019 um salto de produção de análise do CAR.

Em 2018, foram 1.568 CARs analisados. No ano seguinte, este número saltou para 3.579, mais que o dobro. A partir de 2020, a Semas disparou neste processo, com 17.562 cadastros analisados. Este ano, a secretaria já concluiu mais de 23 mil análises de CARs inscritos.

Educação Ambiental – Os funcionários da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Semas, começaram, ainda ontem, a ministrar o curso de Formação de Agentes Ambientais e Economia Doméstica no auditório da Secretaria de Saúde de Xinguara. A capacitação em formação ambiental conta com a participação de servidores das secretarias de Meio Ambiente dos municípios da região, além de técnicos da Secretaria de Educação de Xinguara e de dois representantes da Cooperativa Cooperlimpa, que reúne produtores rurais.

Os cursos prosseguem até a próxima sexta-feira (17), quando será realizada a cerimônia de Certificação dos Agentes Ambientais e da Oficina de Economia Doméstica e será repassada orientação sobre coleta seletiva, de forma prática e teórica.

Tina DeBord – com informações da Semas