Publicidade: Vale entra em nova fase para definir agência

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As oito agências de publicidade que estão na disputa pela conta de mídia da mineradora Vale devem participar de uma reunião com a empresa na terça-feira, na sede do grupo, no Rio de Janeiro. O investimento publicitário da companhia deve ficar entre R$ 50 milhões a R$ 70 milhões em 2012 (sem incluir eventuais descontos aplicados pelo mercado). Foram cerca de R$ 40 milhões em 2010.

É possível que a mineradora seja atendida por mais de uma agência no Brasil e fora do país. O contrato com a Vale é considerado interessante pelo mercado, mas a soma investida não está entre as principais do setor. Em 2010, a Vale ocupava a 49ª posição entre as maiores contas do mercado publicitário no país, segundo levantamento do Projeto Inter-Meios.

A Vale não confirma essas informações e tem tratado a questão com muita discrição. Nem mesmo as agências sabem o grupo de companhias que continua na disputa. A mineradora tem feito, basicamente, investimentos em sua imagem corporativa nos últimos anos.

Com a reunião na próxima semana, as empresas passam para uma segunda fase do processo de concorrência, que envolverá o recebimento do “briefing” da empresa, com informações preliminares que o cliente fornece à agência para orientar os trabalhos da empresa. As oito companhias que estão nesse processo são: Africa, DPZ, Euro RSCG, Giovanni +Draftfcb, JWT, Leo Burnett, LewLara /TBWA e Publicis, conforme informações colhidas no mercado. A atual agência é a Africa, do grupo ABC, de Nizan Guanaes.

Há seis anos a Vale não abria licitação para renovar esse contrato, pois o acordo com a África tinha renovação automática. A agência do grupo ABC trabalhou um primeiro período por três anos e após mais três anos teve a conta renovada. O acordo entre as partes termina no próximo mês.

A Vale informa, por meio de nota oficial, que a mudança no comando de sua conta publicitária é uma movimentação de “praxe” da empresa.

Com informações do Valor Econômico