Parauapebas

Programação do Círio de Parauapebas inicia no próximo domingo

O 15º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas acontece no próximo dia 26, quarto domingo de outubro. O tema deste ano é “A Rainha da Amazônia – Alegria e Amor na Diocese de Marabá”. Com organização das paróquias Cristo Rei, São Sebastião e São Francisco, a programação que antecede a grande romaria, inicia neste domingo (13), com a 3ª Corrida do Círio.

Do dia 14 ao dia 25, a programação religiosa segue com peregrinações nos diversos setores, onde a imagem da Virgem de Nazaré visitará todas as comunidades com procissão e em seguida celebração de Santa Missa.  

No dia 19, especificamente por ser o Dia do Missionário, acontece programação diferenciada nas comunidades das paróquias São Francisco, São Sebastião e Cristo Rei.

No dia 20, as 8h30min, ocorre uma grande carreata com saída das proximidades do viaduto, situado no cruzamento das rodovias PA-160 e PA-275, cujo trajeto será: Loteamento Paraíso, atravessando o Bairro da Paz pela Avenida Marabá, cruzando depois o Bairro Rio Verde pela Rua Rio de Janeiro, seguindo pelos bairros União e Maranhense, pela Rua 16, pegando em seguida a Estrada Faruk Salmen, Avenida Guatemala, Rodovia PA-160, Avenida F e, por fim, chegando ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde haverá um grande churrasco.

O dia 25, as 18h, véspera do Círio de Parauapebas, será momento da apresentação do manto, ato que ocorrerá na Comunidade Bom Jesus de Nazaré, no Bairro da Paz, com missa única nesse horário. Após a missa, acontecerá a trasladação da imagem, em procissão, até a Comunidade São Francisco, no Bairro Rio Verde.

No dia 26, acontece o Círio de Nazaré, ponto alto da programação católica, iniciando com a oração do Santo Terço, às 17 horas, na Paróquia São Francisco.

Em seguida, a procissão saindo da porta da igreja na Rua JK, Bairro Rio Verde, seguindo pelas Ruas Sol Poente e Santa Maria, Bairro da Paz, Rua Perimetral Sul, Rua Rio Grande e Avenida F, Bairro Beira Rio, chegando à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré pela Rua Yecunã, no Bairro Parque dos Carajás, onde o bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini celebrará a Santa Missa. 

Deixe seu comentário