Prefeitura de Parauapebas anuncia, enfim, licitação da 1ª etapa do prédio da Uepa

Construção do campus será feita por partes, e processo publicado na edição de hoje do DOU é referente apenas à primeira delas. Mineradora Vale vai custear complexo orçado em R$ 18 mi.

Continua depois da publicidade

Ela saiu. A tão aguardada concorrência para escolher a construtora que vai tocar a obra do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Parauapebas foi, enfim, publicada na edição desta sexta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU). A medida é histórica e vinha sendo aguardada há 12 anos, desde a primeira vez em que, no último ano de seu primeiro mandato, em 2008, o prefeito Darci Lermen foi a Belém tentar trazer um campus da estadual à capital do minério.

As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu e podem ser checadas aqui. As propostas comerciais para seleção da empresa construtora vão ser apreciadas no dia 21 de outubro. O campus será erguido por etapas, e a licitação de agora, de número 3/2020-008, organizada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), é referente à primeira parte. A área total é 4.554,57 metros quadrados e os recursos previstos para a obra são R$ 18.321.480,88, montante custeado pela mineradora multinacional Vale.

Em 2021, mesmo sem que o prédio esteja pronto, a Uepa pretende iniciar no município aulas de cursos presenciais de graduação e pós-graduação no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), provisoriamente. Estão previstas as graduações em Biologia (licenciatura), Matemática (licenciatura) e Engenharia de Software (bacharelado), bem como as especializações em Gestão Pública, Saúde Coletiva, Psicologia Educacional e Metodologias em Educação Básica, além dos mestrados em Ensino de Matemática e Ciências Ambientais.

Expansão de particular

Quem também apareceu bem na foto no Diário Oficial da União de hoje foi uma faculdade particular com sede em Parauapebas, a Famap (veja aqui). A instituição foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a expandir seus tentáculos para Canaã dos Carajás e Tucumã, levando turmas de graduação àqueles municípios.

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) autorizou a Famap instalar-se em Canaã com a abertura de vagas para o curso de Engenharia de Produção. Já em Tucumã a particular vai abrir uma turma de Direito. A Seres vai definir o quantitativo de vagas anuais a serem preenchidas.