Prefeitura de Canaã dos Carajás solicita antecipação do fim do lockdown

No ofício encaminhado ao governador, o pedido é para que bloqueio termine no próximo dia 21
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
DCIM100MEDIADJI_0067.JPG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Canaã dos Carajás encaminhou um ofício, nesta terça-feira, 19, ao governador Helder Barbalho, solicitando a antecipação do fim do regime de lockdown no município para o próximo dia 21. Pelo Decreto Estadual, a suspensão total das atividades, que iniciou nesta terça, segue até 24 de maio. 

O argumento apresentado por Jeová Andrade está nas medidas de segurança adotadas pela prefeitura desde o início da pandemia do Covid-19. O prefeito cita a instalação da Unidade Emergencial para internação de pacientes com a doença, que conta com 17 leitos que podem ser ampliados para 50, além do atendimento de 24 horas na Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Horizonte, exclusiva para pacientes com sintomas suspeitos. 

O decreto cita ainda o Hospital Municipal que teve o número de profissionais e equipamentos ampliados, com medicamentos disponíveis, conforme Protocolo do Ministério da Saúde (Cloroquina, Azitromicina, Ivermectina, Dipirona e etc.), além de milhares de kits de teste rápido. “Implantamos 03 Cabines de Desinfecção Individual nos locais de maior movimentação, estamos procedendo à dedetização de todas as ruas, no perímetro urbano e nas Vilas pertencentes ao município, sendo que a meta é dedetizar duas vezes por semana. Publicamos o último Decreto no dia 12 de maio, onde decreta o fechamento do comércio não essencial, no período de 14 a 21 de maio de 2020”.

Outra justificativa apresentada pelo prefeito é a estimativa populacional de Canaã dos Carajás, que estaria defasada. Dados oficiais do IBGE estimam uma população de 37 mil habitantes, mas de acordo com o Cartório Eleitoral há mais de 40 mil eleitores regularizados no município. “Se temos mais de 40 mil eleitores, seguramente, temos mais de 70 mil habitantes, o que prova que o índice de pessoas contaminadas, não está tão alto, conforme aparece nas estatísticas,” enfatiza o prefeito.

O ofício finaliza informando que a população está seguindo a rigor as orientações de uso de máscara de proteção e evitando aglomeração.

Publicidade