Quem procurou nos últimos dias as unidades de saúde de Canaã dos Carajás para receber a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, voltou para casa indignado. O imunizante da Pfizer está em falta na cidade.
A autônoma Maria Paiva conta que foi com os filhos, de 16 e 19 anos, até a Escola Municipal Tancredo Neves, na região central da cidade, para vaciná-los contra a covid-19. A unidade escolar também tem sido usada como local de vacinação. “Quando cheguei lá, meus filhos não conseguiram tomar porque me informaram que a vacina está em falta,” lamentou.
Dona Elizabete Ribeiro também ficou indignada após procurar pela dose de reforço numa unidade de saúde perto de sua casa e receber a informação de que estava faltando vacina em Canaã.
A falta da Pfizer dificulta o avanço da cobertura vacinal no município, que tem registrado uma baixa adesão na aplicação da segunda dose desde o início da campanha. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 9 de dezembro, das 48.722 pessoas que se imunizaram com a primeira dose, apenas 28.760 retornaram às unidades de saúde para receber a segunda aplicação. O cenário é ainda pior quando se trata das doses de reforço: apenas 602 pessoas receberam a terceira aplicação.
Sem previsão
A Prefeitura de Canaã confirmou que está sem o estoque da Pfizer, mas que aguarda a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) receber as doses do governo federal para fazer o repasse das vacinas ao município.
A Secretaria Municipal de Saúde não tem previsão de quando as unidades de saúde serão reabastecidas, mas ressaltou que fez várias comunicações à Sespa, com a expectativa de receber uma atualização positiva.
A Reportagem do Blog Zé Dudu entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sespa para comentar a falta da Pfizer em Canaã, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.
Por Dayse Gomes