Campanhas contra pólio e de multivacinação seguem até 30 de outubro no Pará

A vacina contra poliomielite é destinada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e atualização da caderneta para menores de 15 anos.

Continua depois da publicidade

Nos municípios paraenses, encerra no dia 30 de outubro o prazo das Campanhas de Vacinação Contra a Poliomielite e de Multivacinação. A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) informou que as vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas às Secretarias Municipais de Saúde.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. A meta é vacinar pelo menos 95% do total de 595.688 mil crianças.

A campanha de multivacinação tem o objetivo de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes entre 9 e menores de 15 anos de idade. No calendário da criança, que inclui a imunização para até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

Canaã dos Carajás

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue a vacinação de crianças contra os vírus da poliomielite e do sarampo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural, das 8h às 17h. Os pais ou responsáveis deverão levar a certidão de nascimento e o cartão de vacina dos pequenos.