Pluviômetros automáticos são instalados pela primeira vez em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) proporcionou, pela primeira vez na história do município, a instalação de 5 pluviômetros automáticos.

_MG_2856

Os aparelhos metrológicos que são responsáveis por medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquido da chuva, foram instalados, estrategicamente, próximo às áreas de risco do município nos Bairros Novo Brasil, Palmares Sul, Beira Rio, Complexo Altamira e na captação I do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

Pluviômetros automáticos são instalados pela primeira vez em ParauapebasDe acordo com Pedro Jacques, coordenador da Comdec, os pluviômetros vão facilitar ainda mais as ações do órgão, colaborar com a prevenção de desastres e minimizar os desastres. “Os aparelhos vão nos proporcionar mais conhecimento sobre o índice pluviométrico da cidade. Melhoram a precisão do monitoramento e proporcionam mais segurança nas operações da Defesa Civil”, disse.

Segundo Antonio Jacó Ribeiro, coordenador adjunto da Comdec, os equipamentos não necessitam de energia elétrica para funcionar e as informações são enviadas de forma automática. “Todos os dados são captados e transmitidos para uma central em Campinas, no estado de São Paulo, tudo pode ser acessado diretamente no site www.cemaden.gov.br”, frisou.

A Comdec é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). A manutenção dos aparelhos é feita pelo Cemadec, porém as entidades parceiras são responsáveis pela conservação e guarda dos equipamentos. 

Texto: Ascom PMP – Fotos: Irisvelton Silva