Chuva deixa Defesa Civil de Parauapebas em alerta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia para Parauapebas nesta terça-feira – que era de receber chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, risco de alagamentos e transbordamentos de rios – se configurou desde as primeiras horas da manhã. Segundo o INMET, o fenômeno conhecido como “Laninha”, que resfria as águas do Pacífico, e um corredor de nuvens carregadas estacionado perto da linha do Equador deixaram o clima instável e chuvoso na Amazônia.

No município o que se viu durante toda a manhã foram vários pontos de alagamentos espalhados pela cidade.  Na Rua 19, no bairro União, moradores ficaram ilhados por causa do alagamento na via.

Já na Avenida Liberdade, no Rio Verde, o tráfego precisou ser desviado para a PA-275 depois de um acidente com carros que tentaram passar pela rua alagada. Agentes de trânsito orientaram os motoristas desde as primeiras horas da manhã.

A estação meteorológica automática operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de Parauapebas registrou 208,6 milímetros de precipitação entre as 11 horas de domingo (04) e as 14 horas desta terça-feira.

Também houve alagamento na região do Mercado Municipal.

Segundo a Defesa Civil de Parauapebas, os níveis do igarapé ilha do cocô e do rio Parauapebas, que cortam a cidade, subiram abruptamente, provocando os alagamentos. O órgão está em alerta e  equipes foram colocadas de plantão para atender as emergências que aparecerem.

Nesse período chuvoso é necessário dobrar a atenção e algumas ações são recomendadas pela Defesa Civil. Entre elas:

* Evite enfrentar o mau tempo.

* Observe alteração nas encostas.

* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

* Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

* Em Parauapebas a Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 3356-5597.