PF aprende cerca de 500 toneladas de manganês na 3ª fase da Operação Rota do Minério

A operação, que foi deflagrada em Marabá, visa combater o esquema de extração ilegal de minérios no sudeste do Pará. Foram apreendidos seis caminhões de grande porte, que transportavam, sem autorização legal, o minério de manganês

Continua depois da publicidade

A Polícia Federal apreendeu seis caminhões bitrem que transportavam, sem autorização, minério de manganês. A apreensão, que totalizou aproximadamente 500 toneladas de manganês, foi realizada nesta quarta-feira (14), durante a terceira fase da Operação “Rota do Minério”, que tem como objetivo fiscalizar e desarticular o esquema criminoso de extração ilegal de minério na região de Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Eldorado dos Carajás, no sudeste do Pará.

Segundo a Polícia Federal, de acordo com o que foi apurado, esses caminhões tinham como destino o porto de Barcarena, no nordeste do estado, de onde a mercadoria seria exportada. Ainda de acordo com a PF, os motoristas que transportavam o minério ilegalmente extraído, ao observarem a presença dos policiais, abandonaram os veículos e fugiram.

A Polícia Federal observar que a referida matéria prima é pertencente à União, constituindo crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, tal conduta. “A região sudeste do Pará tem um histórico de extração ilegal de minério, sendo o combate a essa prática criminosa recorrente pela Polícia Federal, contando com inúmeras operações durante todo o ano de 2020, tanto dissuadindo esta prática com bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante e apreensão de veículos como em atuação junto ao destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação”, afirma a PF.

(Tina Santos- com informações da Polícia Federal)