Paysandu vence o Botafogo-PB no Almeidão e fica próximo do acesso para a Série B

O Papão vai torcer por uma vitória do Volta Redonda diante do Amazonas para confirmar o acesso
Edilson marcou o primeiro gol bicolor no jogo (Foto: Ascom Paysandu)

Continua depois da publicidade

O Paysandu Sport Club está a um passo do acesso de volta para a Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (23), o Papão derrotou o Botafogo-PB por 3 a 2 no Estádio Almeidão, em João Pessoa, pela quarta rodada do quadrangular do acesso do Campeonato Brasileiro da Série C. 

Foi a terceira vitória seguida do time bicolor na competição, que agora depende de uma vitória do Volta Redonda-RJ diante do Amazonas-AM, em jogo que acontece neste sábado no Rio de Janeiro, para sacramentar o seu acesso. O Papão disparou na liderança, agora somando dez pontos. 

O Botafogo saiu na frente, aos 25 segundos de bola rolando, com o atacante Pipico. O Paysandu virou a partida ainda no primeiro tempo com os gols de Edilson, aos 40, e Vinicius Leite, aos 49 minutos. O Belo chegou ao empate com Pipico, aos 52 minutos da primeira etapa. O gol que sacramentou a vitória bicolor foi marcado pelo meia Robinho, aos 11 minutos do segundo tempo.

O time paraense volta a campo diante do Amazonas-AM no próximo domingo (1°), às 19h, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. O duelo será válido pela quinta rodada do quadrangular do acesso da Série C e o Papão poderá entrar em campo já com o acesso garantido, ou dependendo apenas de uma vitória diante do time amazonense para subir.

O jogo: Papão quase lá! 

A bola rolou no Almeidão e o Botafogo foi logo marcando. Após lançamento na frente, Pipico apareceu sozinho e marcou, aos 25 segundos, 1 a 0 para o Belo. A lei do ex surgiu na Paraíba, já que Pipico é ex-atacante do Paysandu. Em mais uma chegada do Belo, Matheus Anderson deu passe para Pipico, mas desta vez o atacante finalizou para fora.

O Paysandu chegou, quando após lançamento dentro da área, a bola bateu na mão do meia Luisinho do Botafogo. O árbitro foi consultar o VAR e assinalou penalidade máxima para o Papão. O artilheiro Mário Sérgio cobrou e o goleiro Mota defendeu para escanteio, salvando o time da casa, aos 32 minutos. 

Só que minutos depois, Robinho entrou na área e chutou cruzado, a bola passou pelo goleiro Mota e Edilson apareceu para mandar a redonda para o fundo do barbante botafoguense, era o empate bicolor, aos 40 jogados, 1 a 1. O Xerife respondeu, depois que a bola foi cruzada e quase sobrou para Pipico marcar mais um gol. 

O Papão foi cirúrgico e conseguiu virar ainda no primeiro tempo. Vinícius Leite recebeu e mandou para o fundo do barbante, aos 49 minutos. Só que a partida estava emocionante e o Botafogo foi buscar o empate nos acréscimos da primeira etapa. Após cruzamento na área, outra vez o atacante Pipico deixou sua marca, de cabeça, aos 52 minutos, 2 a 2.

As emoções seguiram no segundo tempo. Robinho foi lançado e cruzou na área, João Vieira apareceu livre praticamente com o gol vazio e perdeu uma chance inacreditável para o Paysandu. Só que no lance seguinte, Nicolas Careca cruzou na área, Vinícius Leite pegou mal na bola, que acabou virando assistência para Robinho marcar o terceiro gol bicolor, aos 11 minutos, 3 a 2. 

O Belo chegou a empatar novamente, mas o árbitro checou o lance no VAR e anulou o gol paraibano, aos 36 minutos. As coisas pioraram para o Xerife quando o zagueiro Wesley Matos parou uma jogada de ataque do Papão e levou cartão vermelho, aos 40 minutos. Apesar disso, o Botafogo ainda tentou o empate. Ricardo Luz cruzou na medida e Mariotto cabeceou para fora. Placar final: Botafogo-PB 2 x 3 Paysandu.

Por Fábio Relvas