Paysandu vence o Amazonas e se aproxima do G8 do Campeonato Brasileiro da Série C

Foi a primeira vitória do Papão fora de casa nesta edição do Brasileirão da terceira divisão
Nicolas Careca abriu o placar para o Paysandu (Foto: Jorge Luís Totti/Ascom Paysandu)

Continua depois da publicidade

Finalmente o Paysandu Sport Club conseguiu vencer fora de casa pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando na tarde deste sábado (8), o Papão encarou o Amazonas (AM), líder da terceira divisão, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus, e venceu por 2 a 1 em duelo válido pela 12ª rodada da competição nacional. 

O Paysandu saiu na frente com o gol de Nicolas Careca, aos 16 minutos do primeiro tempo. O adversário foi buscar o empate com Maycon, aos 15 jogados do segundo tempo, com o time bicolor chegando ao triunfo através do gol de João Vieira, aos 34 minutos. O Papão ainda perdeu o zagueiro Wellington, expulso aos 41, mas conseguiu segurar a vantagem diante da Onça Pintada. 

Com a vitória, o Paysandu chegou aos 15 pontos e agora ocupa a 11ª posição. O Papão volta a campo diante do maior rival, o Clube do Remo, na próxima segunda-feira (17), às 20h, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. 

O jogo: Papão venceu a primeira fora de casa!

O Amazonas chegou primeiro, depois que Gustavo Ermel cruzou da direita e Luan cabeceou para fora. No lance seguinte, após boa tabela do ataque da Onça Pintada, Rafael Tavares cruzou e Luan cabeceou a bola na trave bicolor. O Paysandu chegou em seguida, quando Nicolas Careca cruzou e Mário Sérgio cabeceou pela linha de fundo. O Papão quase marcou, quando Edilson cruzou da direita, Robinho tentou de cabeça, mas a bola passou na frente do gol.

O Paysandu conseguiu abrir o placar, depois que Eltinho ganhou na velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para o desvio de Nicolas Careca para o fundo do gol, aos 16 minutos, 1 a 0 Papão. O Amazonas foi em busca do empate. Charles cobrou escanteio fechado, Thiago Spice se antecipou e cabeceou firme para a boa defesa do goleiro Matheus Nogueira, que estava fazendo sua estreia na meta bicolor.

Só dava Onça Pintada. Charles cobrou falta e Luan Santos cabeceou para marcar, mas o goleiro Matheus Nogueira fez milagre e salvou o Papão. No lance seguinte, DG invadiu a grande área e ficou no chão em jogada com o zagueiro Paulão, a torcida pediu pênalti, mas a arbitragem mandou seguir o lance. Xavier tentou marcar de longe para o time amazonense, o goleiro Matheus Nogueira defendeu bem para o bicola.

Gustavo Ermel cobrou escanteio no segundo pau e Yuri Ferraz cabeceou para fora. O Paysandu respondeu, depois que Robinho cobrou falta e Jacy Maranhão cabeceou por cima da baliza. Já no segundo tempo, Ruan cruzou na área e a bola passou na boca do gol bicolor. No lance seguinte, Ruan experimentou de longe e a bola foi nas mãos do goleiro Matheus Nogueira. De tanto insistir, o Amazonas empatou. Foguinho cobrou escanteio na primeira trave e Maycon cabeceou para o fundo do barbante, 1 a 1, aos 15 minutos.

Minutos depois, quase a Onça Pintada vira o jogo, quando a zaga bicolor se atrapalhou e Ruan chegou chutando para a defesa de Matheus Nogueira, que espalmou para escanteio. O Papão quase marcou com Bruno Alves, que cortou para o meio e soltou o pé, o goleiro Edson Mardden espalmou e salvou o time de Manaus. Em nova chegada bicolor, Eltinho avançou pela esquerda e chutou, o goleiro Edson Mardden defendeu e na sobra, João Vieira mandou para o fundo do barbante, aos 34 minutos, 2 a 1 Paysandu. 

O Amazonas tentou o empate, depois que Ruan cruzou da esquerda e Luan cabeceou para a defesa do goleiro Matheus Nogueira. Wellington, do Paysandu, cometeu falta em Luan e recebeu o segundo cartão amarelo, consequentemente o vermelho, e foi expulso aos 41 minutos. Após cobrança de falta dentro da área, Thiago Spice cabeceou e o goleiro Matheus Nogueira espalmou salvando o time bicolor. 

A arbitragem deu 14 minutos de acréscimo e o time amazonense foi para cima. Foguinho cobrou falta, mas mandou a bola nas mãos do goleiro Matheus Nogueira. Luan recebeu e da entrada da área disparou, a bola passou perto da meta bicolor. Locatelli cobrou falta e a bola passou perto do travessão alviceleste e o time paraense se livrou do empate. No último lance, Foguinho cobrou falta e quase Thiago Spice chegou para marcar. Placar final: Amazonas 1 x 2 Paysandu.

Por Fábio Relvas