A Federação Paraense de Futebol (FPF) anunciou, na tarde desta sexta-feira (7), a suspensão do Campeonato Paraense de 2025. A decisão foi tomada um dia após o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) punir Capitão Poço e Tuna Luso com a perda de pontos e aplicação de multas.
O certame estava prestes a entrar na fase de quartas de final, com duelo entre Remo e Santa Rosa marcado para as 20h desta sexta-feira (7), no Mangueirão. No entanto, as penalidades impostas a Capitão Poço e Tuna Luso alteraram a classificação geral, impactando diretamente o chaveamento da competição.
Em nota oficial, a FPF informou que ingressou com uma medida inominada para obter efeito suspensivo sobre a decisão do TJD-PA. Além disso, a entidade recebeu um documento assinado por oito dos 12 clubes participantes do torneio solicitando a suspensão do estadual.
Capitão Poço e Tuna Luso já recorreram da punição. A procuradoria do TJD-PA também apresentou um pedido de suspensão na noite de quinta-feira (6) e denunciou Remo e Bragantino por suposta escalação irregular de atletas. O julgamento deste caso está previsto para quinta-feira (13).
Entenda o caso
A denúncia partiu de Caeté e Independente-PA, equipes rebaixadas para a Série B1 do Campeonato Paraense. De acordo com a acusação, Capitão Poço e Tuna Luso teriam escalado jogadores que completaram ou completarão 20 anos em 2025 e que ainda possuíam contrato amador. O regulamento da competição estabelece que atletas nessa faixa etária só podem atuar com contrato profissional.