Enfim chegou o dia histórico para a torcida do Clube do Remo. O Leão Azul entrou em campo para encarar o São Bernardo-SP, na tarde e noite deste domingo (29), pela quinta rodada do Grupo B, o quadrangular de acesso do Campeonato Brasileiro da Série C de 2024. O Fenômeno Azul quebrou o recorde de público do Novo Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, com mais de 50 mil torcedores. Em caso de uma vitória, o chamado “jogo do acesso” colocaria o Remo de volta ao Brasileirão da Série B.
Na entrada em campo, a torcida do Leão Azul fez um mosaico de dupla face, o primeiro do norte e nordeste, com o grito de “Eu acredito” e os dizeres “Subiremos”, e no outro, “Abençoados pela Virgem de Nazaré”, que mostrou o mascote Leão com a imagem da padroeira dos paraenses dentro da berlinda.
O Remo começou melhor. Ytalo recebeu passe na medida, e sozinho, chutou para fora. Em outra tentativa, Kelvin cruzou da direita e Ytalo cabeceou muito perto da meta da equipe do ABC paulista. Em uma tabela rápida na entrada da área, Ytalo rolou para Kelvin, que chutou rasteiro e a bola passou assustando contra a trave do goleiro Alex Alves. Em uma cobrança de escanteio que veio em jogada ensaiada, Diogo Batista cruzou da direita e Ytalo cabeceou para fora.
O São Bernardo quase marcou, quando Kayke chegou finalizando e a bola explodiu no travessão do goleiro Marcelo Rangel. Na sequência do lance, Raimar puxou contra-ataque e tocou na esquerda para Jaderson, que chutou cruzado e Ytalo escorou para o fundo do barbante, para a explosão do Mangueirão, aos 47 minutos, 1 a 0 Leão.
Já no segundo tempo, Kelvin deixou Ytalo na cara do gol, o atacante chutou, mas o goleiro Alex Alves defendeu; na sobra, Jaderson finalizou e o arqueiro do São Bernardo salvou novamente. Em uma cobrança de falta, Pavani cobrou e o goleiro Alex Alves fez uma defesaça, salvando para escanteio. Só dava Remo. Diogo Batista deu belo passe para Ytalo, que tentou driblar o goleiro, mas parou na defesa de Alex Alves, que salvou outra vez o time paulista.
Em mais uma falta para o Leão, Sávio tentou surpreender o goleiro Alex Alves, que, atento, fez a defesa. Uma parte dos refletores do Mangueirão apagou e o árbitro Anderson Daronco (FIFA-RS) teve que paralisar o jogo, aos 28 minutos. No retorno da partida, após cruzamento na área remista, Sávio cortou errado e deu um presente para Felipe Garcia, que sozinho, emendou um voleio e mandou para fora. Que chance perdeu o São Bernô.
Em jogada semelhante, após cruzamento na área, Sávio cortou mal novamente e Jefferson chutou para fora. Outra oportunidade de ouro desperdiçada pelo time paulista. Davi Gabriel cobrou falta por baixo da barreira remista, mas o goleiro Marcelo Rangel fez a defesa. Placar final: Remo 1 x 0 São Bernardo. O Leão está de volta ao Campeonato Brasileiro da Série B no ano que vem, com uma campanha invicta dentro do quadrangular.
“Uma torcida maravilhosa, um clube maravilhoso, uma diretoria que me deu autonomia para trabalhar e confiou no meu trabalho. Um grupo incrível de trabalhar. Eles merecem demais. Acredito que depois desse acesso, o Remo tem a tendência de Série A e se manter lá por cima porque tem torcida para isso. Tem torcida de Série A e uma diretoria experiente e eu espero que mantenha esse sucesso pelo resto da vida,” disse Rodrigo Santana, técnico do Remo.
Com o resultado, além do Remo, o Volta Redonda-RJ também conquistou o acesso para a Série B. O Voltaço segue na liderança com nove pontos, com o Leão em segundo com os mesmos nove pontos, perdendo para o time carioca no saldo de gols.
O Remo volta a campo diante do Botafogo-PB, no próximo sábado (5), às 17h30, no Estádio José Américo de Almeida Filho, o Almeidão, em João Pessoa. A partida será válida pela sexta e última rodada do Grupo B, o quadrangular do acesso, do Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro do grupo vai decidir o título com o líder do Grupo C.
Por Fábio Relvas