Passados sete meses, tudo na mesma!

Continua depois da publicidade

Passados sete meses da posse do empresário Valmir Mariano Queiroz como prefeito de Parauapebas o que se escuta das vozes roucas nas ruas é que ainda não se viu a proclamada mudança.

Em minha opinião, vários fatores vêm contribuindo para que não houvesse mudança alguma ou que as mesmices de outras gestões se repetissem nesta que é uma das principais cidades geradoras de riquezas do Brasil. Dentre elas podemos citar o notório amadorismo político do prefeito, a contumaz briga pelo poder dentro do gabinete, o isolamento das diretrizes de governo de alguns secretários, que se acham os tais e acreditam que podem agir isoladamente fugindo da conjuntura elaborado pelo prefeito.

Todavia, acredito que o principal motivo do governo ainda não ter dado o start esperado é a falta de comando aliada a uma terrível, maquiavélica e voraz sede de poder de alguns asseclas do prefeito.

Meus Deus, não é possível que passados sete meses nenhuma obra iniciada nesta gestão tenha sido concluída em virtude da burocracia que impera e emperra o governo. Tudo bem que a Lei 8666, que institui normas para licitações e contratos da administração pública está travando não só Parauapebas, mas todos os municípios brasileiros e precisa ser revista, todavia não se pode delegar à burocracia todo esse marasmo operacional que assola Parauapebas.

É preciso construir um caminho político-administrativo que tire o município desse marasmo. Comerciantes já não aguentam mais, o dinheiro parou de circular e isso tem elevado os índices de registros de protestos e fechamento de empresas a patamares nunca vistos.

Podemos colocar essa situação na conta da crise?

Não. Parauapebas conviveu com crises mundiais muito mais sérias que a atual e passou com certa tranquilidade por elas. É só lembrar 2010 quando o então presidente da Vale, Roger Agnelli resolveu demitir milhares de funcionários e paralisar vários contratos, muitos deles aqui na região. Nem naquela época se viu tamanha falta de circulação de dinheiro como se vê hoje em Parauapebas.

Tenho dito aqui acreditar ser cedo demais para cobrar ações contundentes do atual prefeito. Contudo não se pode negar que é preciso uma injeção de ânimo nesse governo. Não é possível que mudanças nos rumos traçados desde o início do governo sejam agora alinhavadas entre os mais próximos do gestor apenas para garantir espaços e benesses administrativas. Que tudo tratado, aplicado e planejado durante esses sete meses seja descartado e se comece do zero.

Não é possível que o destino de mais de R$1bilhão do orçamento municipal de 2013 seja manipulado por pessoas despreparadas e com baixo nível de comprometimento, cujo o único know-how é estar próximas ao gestor. Não me interessa saber com quem Valmir Mariano dorme, ama ou escuta. Interessa, a mim e a população de Parauapebas que a cidade seja governada por uma cabeça que pense, excluindo ai os desejos libidinosos da mesma.

É preciso que nosso gestor assuma sua posição de gestor. É preciso fazer e fazer agora. Temos dinheiro, temos pessoas capazes e temos a necessidade disso. Tá faltando mais o que?

13 comentários em “Passados sete meses, tudo na mesma!

  1. Pedro Martins Responder

    A bagunça deste governo das “mudanças” começou quando este velhote, que nem na empresa dele mandava mais e só estava com contrato na Vale porque era uma das poucas da região a realizar as tarefas, começou a mudar de uma hora para outra a estrutura administrativa da prefeitura sem ao menos tentar ouvir os dignos e legítimos trabalhadores concursados, que conhecem e muito o trabalho burocrático, entre outras coisas. O que houve foi uma verdadeira humilhação a esses servidores que agora estão se deleitando com as trapalhadas deste desgoverno, na bagunça que ficou e que há muito tempo vinha-se comentando por aqui e em outros blogs. Não que os concursados sejam contra qualquer governo, mas todo respeito é bom e o que eles mais querem é reconhecimento, participar das decisões que envolvem os rumos das políticas públicas. disse políticas públicas e não políticas privadas, onde neste ultimo caso o interesse particular prevalece. Só para se ter uma ideia, na época do governo Darci, de 2010 até o inicio deste ano, a licitação, a controladoria e a procuradoria trabalhavam juntos, mesmo que fossem em passos curtos, mas os processos saiam, porque entre os servidores destes órgãos haviam diálogo e opiniões diferentes, em que o senso comum imperava, e que salvo engano, apenas alguns contratos, como no caso do Pazinato estão sobre investigação, mas este contrato saiu em 2007 e teve aditivos e aditivos, onde muitos servidores da época eram contra, mas como existe a questão do “manda quem pode, obedece quem tem juízo” o contrato como outros poucos foram adiante. Até mesmo nas secretarias que tinham dificuldades no momento do pedido de alguma solicitação a licitação havia o esclarecimento por parte dos servidores desta com os servidores das secretarias, onde muitos não tinham a minima noção. Hoje o que se vê são contratados reclamando da morosidade, da burocracia, mas como um órgão vai dar celeridade em um processo que vem cheio de falhas, até grotescas em planilhas entre outras coisas? Na época existia uma equipe e não era necessário a intervenção da chefe de licitação, pois ela dava a liberdade para os servidores questionarem, mesmo porque ela não era besta.
    Hoje a situação política deste DESGOVERNO só leva a crer que quem leva a prefeitura nas costas, mesmo com humilhação, são os servidores concursados, que merecem uma chance em cargos de chefia ou coordenação, mas os que merecem são os que trabalham e não são vinculados a politicos e secretarios, como ocorre hoje em dia! A lei 8666/93 não é burocrática, ela apenas inibe e muito bem o patrimonialismo de governantes sem escrupulos! Fica a dica!

  2. Cauan Pirí Responder

    o Problema dos vereadores é que NENHUM deles está preocupado com a sociedade, TODOS querem MAMAR nas tetas da prefeitura, TODOS sem exceção.

  3. MP Responder

    Em toda cidade que tem planejamento e as ações de governo são coordenadas de forma eficaz as pessoas enxergam !
    Aqui em Parauapebas o planejamento tem outro objetivo !

    PAVULAR ! Ele é muito arrogate ! E se haja assim de todos !

  4. Wanderson Responder

    Darcy passou 8 anos e vez o suficiente pela demanda da fortuna q entra todos os messes nos cofres da prefeitura??? Vamos cobrar sem “partidarismo político” viu….O partidarismo político não é a solução, é a fonte do problema!!!

  5. vitor Responder

    Mas por que nossos competentes VEREADORES não estão dizendo ou fazendo nada diante deste marasmo? Afinal prometeram nos muitos feitos obras grandiosas e conduta impar!!!

  6. Lucas Responder

    Zé Dudu,
    Seguem algumas segestões para nosso gestor municipal:

    DMTT:
    1-Implantação de ZONA AZUL ( estacionamento rotativo) no Rio Verde e Cidade Nova e Rua 14. Este órgão necessita de muita mão de obra, já que tem que contratar para satisfazer os conhavos políticos, contrate para este órgão.
    2- Transporte coletivo:
    a) Implantação imediata linhas troncos: Uma linha saí da portaria da Vale e segue até o Nova Carajás passando só na PA 275; Outra linha saí do Palmares I e vaí até a portaria da Vale; Outra linha saí do Palmares I segue na Faruk Salmen e entra após o cemitério e pega a PA 160, seguindo até o Nova Carajás.
    b) Treinamento URGENTE!! dos motorista de Van, a grande maioria não tem a menor noção de segurança no transito. O transporte coletivo atual é prova cabal de INCOMPETENCIA ADMINISTRATIVA DE NOSSA CIDADE. Será que algum vereador já fez uso de tipo de transporte?

    Bairros de todos os cantos da cidade estão em situação de abandono. Caso nosso prefeito precise de sugestão de atução a cidade inteira vai colaborar.

    Aguardamos uma resposta imediata dos órgão competentes.

  7. ze da paraiba Responder

    Ze Dudu esperamos um ano e meio do governo Darci, lembra so saiu obras depois que Marcelo Catalão tirou o que pode, então e ter calma, não adianta se estressa velhote não engole pressão,heheheeheheh

    OBS; ESTA FALTANDO O CALA BOCA, SO ISSO VC CONCORDA

  8. Cauan Pirí Responder

    A única ” obra” que podemos ver em andamento está nas avenidas que dão acesso a prefeitura, muito lógico, pela razão do próprio acesso a prefeitura para criar um pseudo-imagem de que tudo está sendo construído, outro é aquela porcaria inútil do mercadão na Faruk Salmen, um desperdício absurdo.

    PORTANTO SENHOR PREFEITO!!! CADÊ O TRANSPORTE PÚBLICO!!!!

  9. Anônimo Responder

    Ze, não vi o resultado da pesquisa sobre as secretarias. Pode me mandar para que eu divulgue no meu Blog?

Deixe seu comentário

Posts relacionados