Parauapebas: Vigilância Ambiental realiza castração de cães e gatos no Vale do Sol

A ação itinerante, realizada no Castramóvel, também fez vacinação antirrábica e teste para detecção da leishmaniose
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Visando fazer o controle populacional de cães e gatos em Parauapebas, o Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza ações itinerantes com o Castramóvel, para castração dos animais. Na semana passada, a ação foi realizada no Bairro Vale do Sol, onde 29 caninos e felinos foram castrados.

Na ação, também foi feita a vacinação antirrábica e teste para detecção da leishmaniose. A atividade foi fruto de parceria com a ONG Anjos de Patas e o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

Segundo o médico veterinário Gustavo de Sá, a castração está sendo feita em machos e fêmeas. “Estamos fazendo a castração de machos e fêmeas de cães e gatos, assim como vacinação antirrábica e o teste da leishmaniose para detecção de animais possivelmente positivos”, ressalta o veterinário, que atua na Unidade de Vigilância e Zoonoses da Semsa.

Ele explica que todos os animais passam por uma avaliação clínica antes de qualquer procedimento cirúrgico. “O animal que não está apto à cirurgia é liberado e indicado ao tutor que procure atendimento em clínica particular ou em nossa unidade”, orienta.

Os procedimentos são realizados no Castramóvel, um centro cirúrgico móvel que dispõe de um ambiente seguro e apropriado para esse tipo de atendimento. No processo de castração, o tutor do animal assina documento anterior à cirurgia, onde fica ciente dos riscos relacionados ao procedimento e os cuidados necessários no pós-cirúrgico, além de outras informações. “Aqui no Vale do Sol a estrutura foi excelente e tivemos um suporte muito bom e adequado”, elogia o médico veterinário.

Segundo a Semsa, o Castramóvel busca promover o controle populacional de animais por meio da castração, assim como prevenir o aparecimento de doenças infecciosas transmissíveis dos animais para pessoas. Esse tipo de serviço pode ser solicitado diretamente à Vigilância Ambiental, através do número (94) 3346-2669.

Para a presidente da Anjos de Patas, Rosineide Rodrigues da Silva, a ação no Centro Comunitário do Vale do Sol foi muito importante, já que muitos moradores não têm recursos para levar o animal, por exemplo, em clínica particular para realizar a castração. “Foi uma solicitação da nossa ONG para acontecer aqui, já que o abrigo de animais está localizado bem próximo do bairro. A assistente social do Prosap nos deu total apoio em fazer a ação no centro comunitário”, salienta Rosineide.

De acordo com ela, atualmente 262 animais estão no abrigo da Anjos de Patas à espera de uma doação responsável. O abrigo fica localizado na Rua Jamaica, Quadra 66, lote 2, atrás do CTG. Para adotar, o interessado deve enviar mensagem por WhatsApp (94) 98143-6936 e passar por entrevista.

Tina DeBord- com informações da Ascom PMP

2 comentários em “Parauapebas: Vigilância Ambiental realiza castração de cães e gatos no Vale do Sol

  1. Elves Gonçalves Lima Responder

    Muito bom essa iniciativa, eu mesmo necessito desse serviço devido as condições não ser favorável no momento. Parabéns a todos.

  2. Alexandro Rocha de Oliveira Responder

    Muito bom era isso estava precisando muito em parauapebas pará essa câmera de vereadores está de parabéns .Alexandro Rocha de Oliveira Rua 89 que 581 lote 18 b. NOVA CARAJAS TELEFONE 94999691103

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: