Prosap movimenta economia e impulsiona desenvolvimento local

Atualmente, o programa segue com seis importantes frentes de obra ativas apenas no projeto Ilha do Coco
(Foto: Arquivo Prosap)

Continua depois da publicidade

Gerando centenas de empregos diretos e indiretos, movimentação econômica e muitas oportunidades, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) inicia o ano no mesmo ritmo em que encerrou 2023: executando obras.

Estruturas para saneamento básico, construção de vias, obras de micro e macrodrenagem e de infraestrutura para um conjunto habitacional que será o lar de 756 famílias, uma unidade de saúde e uma escola integram as seis frentes de obra em execução pelo programa, dentro do projeto Igarapé Ilha do Coco.

Obras em execução

Saneamento básico: Nos bairros Liberdade I, União, Rio Verde, Beira Rio I e II, ao redor do Igarapé Ilha do Coco, o Prosap está focado na construção de vias e na instalação de redes de esgoto, com previsão de entrega de uma etapa das obras nos três primeiros bairros já nos próximos meses.

Residencial Flor de Carajás: Em andamento desde outubro de 2023, as obras neste local abrangem uma área extensa com serviços de terraplanagem, microdrenagem e asfaltamento, visando a construção futura de 756 unidades habitacionais para famílias reassentadas devido aos projetos do Igarapé Ilha do Coco e do Igarapé Lajeado, ambos conduzidos pelo Prosap.

Unidade Básica de Saúde (UBS) no Tropical: Como parte da contrapartida social para o Residencial Vale do Sol, o Prosap está erguendo uma UBS no bairro Tropical, que atenderá não só a comunidade reassentada, mas também os moradores locais.

Escola de Educação Infantil Cora Coralina: As obras estão em fase final para a construção da escola no Residencial Vale do Sol, com previsão de entrega à Secretaria Municipal de Educação (Semed) ainda neste semestre.

“Apenas no Projeto Ilha do Coco, em 2023, conseguimos injetar R$ 45 milhões na economia local, contratando serviços e comprando itens aqui na cidade. E para além disso, o Complexo Turístico e o Parque dos Ipês têm dado a oportunidade para que muitas pessoas tenham renda, visto que pequenos e médios empreendedores estão comercializando seus produtos nesses espaços”, destaca Daniel Benguigui, coordenador-executivo da Unidade Executora do Prosap (UEP/Prosap).

E ele pontua ainda: “É sempre bom reforçar também que o Prosap vai muito além de obras estruturantes, investimos forte no social com a regularização fundiária urbana, mais de 1.500 famílias já foram beneficiadas, e com a oferta de cursos e oficinas no Centro Comunitário Vale do Sol”.

(Texto: Karine Gomes/Ascom Prosap)