Parauapebas: Semsa lança campanha “Janeiro Branco” de conscientização à saúde mental

A campanha é realizada todo mês de janeiro, em nível nacional, visando chamar a atenção para o tema. Em Parauapebas, ela contará com palestras e orientações educativas nas salas de espera das UBSs e distribuição de material informativo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas lançou, nesta quinta-feira (6), a campanha “Janeiro Branco”, que é realizada em nível nacional e visa chamar a atenção para o tema da saúde mental. Com o tema geral “Precisamos falar sobre saúde mental”, a ação em Parauapebas contará com palestras e orientações educativas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e círculos de diálogos com a distribuição de materiais informativos, para os servidores da Semsa.

A realização se dá em janeiro por ser o primeiro mês do ano, quando as pessoas costumam planejar suas ações visando mudar ou melhorar de vida e realizar seus objetivos. De acordo com a enfermeira Sandra Ribeiro, coordenadora do setor de Saúde e Segurança do Trabalhador da Semsa, a proposta da campanha é mobilizar os servidores a pensar nas questões envolvendo a saúde mental, com foco no cuidado de quem cuida, fazendo uma reflexão sobre “Como o trabalho afeta minha saúde mental?”.

“A recomendação é que as pessoas participem da nossa programação e, se necessário, procurem o serviço o quanto antes, para que os transtornos mentais não gerem problemas na vida delas. A rede municipal de saúde está pronta para atender toda a nossa população,” assegura.

Para o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, o “Janeiro Branco” é uma ação importante para sensibilizar a população quanto à necessidade do cuidado e atenção para a saúde mental. Por ser um problema que afeta cada vez mais a população, ele destaca que essa atenção deve ser uma campanha contínua e não somente em janeiro.

Laranjeiras ressalta que os anos de 2020 e 2021 foram ainda mais problemáticos por conta da pandemia. “O isolamento social e o aumento da desigualdade são alguns dos fatores que aumentam o sofrimento psíquico,” frisa.

Por isso, ele destaca a importância da campanha “Janeiro Branco” nesses tempos difíceis, quando há mais pressão psicológica da população. “É necessário refletir sobre os assuntos que perturbam a mente, tais como ansiedade, depressão, entre outros fatores,” enfatiza o secretário.

Para amenizar a sobrecarga psicológica, a Semsa dá algumas dicas, que serão disseminadas durante a campanha: seja mais presente; viva a vida com respeito; tenha mais diálogos; invista em afeto; cuide da sua saúde; busque autoconhecimento; dê-se mais tempo; viva com mais sentido; diga não a preconceitos; e diga não às violências.

Tina DeBord – com informações da Semsa