Parauapebas: programação diversificada marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids

Continua depois da publicidade

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Parauapebas tem desenvolvido um trabalho constante no combate à Aids a fim de garantir mais qualidade de vida às pessoas que vivem com Aids. Neste ano, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado dia 1º de dezembro, contou com ações pontuais no município de Parauapebas como seminários e palestras.

No dia 29 de novembro foi realizada a 1ª mostra SPE- Saúde e Prevenção nas Escolas de Parauapebas. Durante a mostra, que teve como público alvo os estudantes das escolas de Parauapebas, foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos sobre Aids. O evento contou ainda com o lançamento do concurso de cartazes e folders sobre DST e Aids entre jovens estudantes para o ano de 2011.

Já no dia 30 de novembro, os profissionais de saúde foram o foco da programação. Foi realizado o Seminário sobre manejo clínico de AIDS/HIV – A nova face da Epidemia. No seminário foram discutidas as formas de transmissão da Aids, diagnóstico e tratamentos das pessoas que vivem com Aids.

1º de dezembro foi o ápice da programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids. Os participantes da campanha, vivendo com HIV/AIDS e parceiros do CTA participaram de um café da manhã, na própria sede do CTA. Além do café da manhã, foi realizado um momento simbólico, no qual balões foram soltos, contendo mensagens que simbolizam a luta contra o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com HIV/AIDS. Foi realizado também, o lançamento do programa de geração de renda do núcleo de mulheres que vivem com AIDS da ONG GAPP (comercialização de camisetas customizadas pelas mulheres).

Para o coordenador do CTA, Alan Miranda, a programação apresentou um diferencial neste ano, como a participação dos profissionais de saúde. “Muitas vezes acabamos esquecendo os profissionais de saúde, as pessoas que trabalham com a Aids, assim em 2010 a gente se propôs a intensificar ações com médicos e enfermeiros, que lidam na ponta com a saúde da pessoa com Aids”, esclareceu Alan.

As ações do CTA no combate à Aids continuam. Do dia 6 a 9 de dezembro será realizada a campanha “ Fique sabendo” em todas a unidades básicas de saúde de Parauapebas.

[ad code=4 align=center]