Parauapebas: Prefeitura dará início às obras do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado

A primeira etapa vai começar, nesta quarta (16), pelo Bairro Jardim Ipiranga, com a construção de rede de coleta de esgoto. A obra integra o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Parauapebas dá início, nesta quarta-feira (17), à primeira etapa das obras do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado. As obras vão começar pelo Bairro Ipiranga, com a construção de rede de coleta de esgoto.

As obras de Revitalização do Igarapé Lajeado integram o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). O novo projeto abrange intervenções de micro e macrodrenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, construção de unidades habitacionais, de parques urbanos e lineares, urbanização e paisagismo.

“É um projeto belíssimo. O mais importante é que ele trará uma melhoria de vida extraordinária para a população”, destaca o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

Com a revitalização e recuperação do Igarapé Lajeado, mais de 90 mil pessoas de dez bairros de Parauapebas serão beneficiadas com mais qualidade de vida, lazer e bem-estar.

Segundo a prefeitura, as obras serão executadas pela empresa Transvias. Nessa primeira etapa será feita a construção da rede de coleta de esgoto.

Para a execução das obras, as ruas G01, G17, E10, A8, C16, C17 e Avenida Dubai serão interditadas de forma programada. “Vamos iniciar com a construção da rede dupla de esgoto nessa região. Nosso planejamento é executar 30 metros de rede, por dia. Assim como construir a Estação Elevatória de Esgoto”, explica Sérgio Sabia, engenheiro da Transvias.

De acordo com a prefeitura, nesses primeiros três meses de obras estão previstas a construção de 50% da rede coletora de esgoto do bairro Ipiranga, 100% das duas estações elevatórias dos bairros Ipiranga e Tropical e, ainda, a liberação da terraplanagem para execução do sistema viário [reconstrução e construção de novas vias]. “A meta é cumprir todo o planejamento”, espera Sérgio.

O contrato com a empresa Transvias é na ordem de R$ 55 milhões, com previsão de execução  em 18 meses. Nessa primeira etapa, as obras vão alcançar os bairros Ipiranga, Jardim Tropical I e II, Novo Tempo, Jardim Ipê e Vale do Sol. O Projeto do Igarapé Lajeado tem duração de quatro anos, com o seu desenvolvimento em duas etapas.

Tina DeBord

Foto: Divulgação