Parauapebas: Paulo Uchoa é exonerado e SECOM tem novo comando

Continua depois da publicidade

Pouco depois de saber de sua exoneração, mesmo que o decreto nomeando seu sucessor tenha sido assinado há três dias, o agora ex-gestor da ASCOM Parauapebas enviou gentil e informativo e-mail ao Blogger anunciando sua exoneração.

O Blogger, agradecido pela atenção e apesar de concordar com as palavras do ora exonerado, acredita que tudo poderia, e deveria ser diferente, mas… em política, todo mundo tem a sua vez. Infelizmente chegou a sua, caro Paulo! Segue o e-mail:

“Com todo respeito que tenho ao trágico destino do Padre Aderli de Carli, aquele que se amarrou a milhares de balões de gás coloridos e lançou-se na atmosfera sem saber operar o GPS e sem as noções de navegabilidade aérea compilada ancestralmente pelo paraense Júlio César e pelo balonista Padre Bartolomeu de Gusmão. Um trágico destino com a amerissagem no Atlântico, longe de sua meta. Padre Aderli virou comida de tubarões.

Com toda admiração que tenho pelo Amir Klink que atravessou o mesmo oceano Atlântico remando a bordo de uma canoa, durante 100 dias, solitário e sem o apoio logístico de ninguém. Travessia essa que iniciou na Costa da África, tomou as correntes marinhas de Benguela e chegou uma centena de dias depois com Amyr são e salvo nas praias de Salvador na Bahia.Estou aqui, são e salvo, digitando essas “mal traçadas linhas” para agradecer a AICOP por ter me recebido em minha apresentação à imprensa de Parauapebas, gentilmente convidado, por sua diretoria, há exatos 5  meses atrás, já que nenhuma apresentação oficial me foi oportunizada, pelo poder público municipal como passageiro do posto de Assessor da ASCOM (este Totem-institucional que serve para absorver todas as culpas de uma gestão.) tal qual os antigos povos que para aplacar a ira de um vulcão sacrifica em sua homenagem um dos membros da tribo.

Agradeço a oportunidade e a honra de ter conduzido uma espécie de preparação da ASCOM para um modelo de gestão que pode ser utilizado para difundir o Espírito Público, se assim desejar a atual gestão. A equipe da ASCOM está devidamente treinada para assumir finalmente seu papel institucional de divulgar o interesse público da municipalidade.

Formulamos orçamento de aproximadamente 2 milhões de reais,devidamente licitados, formulamos um programa de Política Pública em conjunto com a Coordenadoria de Juventude e com Coordenadoria de Relações com a Comunidade (CRC) também no valor de 2 milhões apresentados para apreciação da Câmara Municipal. Este último programa destina-se a Agentes Comunitários de Comunicação para que estes,através de Oficinas Educativas, construam de baixo para cima, processos críticos e criativos de comunicação, capazes de divulgar seus bairros, e a mentalidade comunitária, fazendo-a encontrar com a cidadania.

Um conjunto de ações ao longo desses seis meses foram implementadas, mesmo contra a maré, e foram vistas nas ruas, na última FAP e nos eventos públicos da cidade. Provavelmente alguns dirão: palavras, palavras. Mas os Planos se tomados pelos movimentos sociais podem converter-se em realidade pela vontade popular se assim desejarem.

Soube de minha exoneração pela imprensa por motivos de ordem política, para ceder espaço as alianças que estão sendo construídas visando as próximas eleições.

Compreendo essas “necessidades” e não interponho quaisquer oposições. Ao contrário, agradeço a acolhida desta cidade e para quem pensava que eu pudesse arrumar as malas, devo alertar que me apaixonei por este lugar, pelo povo laborioso de Parauapebas e prosseguirei aqui, à frente do Programa DIZAÊ ! da Rede TV, Canal 40, com a finalidade de colaborar na formação da Juventude.

Parauapebas é uma cidade cosmopolita e aberta a todos os povos. Considero uma injustiça absurda o movimento plebiscitário do NÃO ignorar solenemente um lugar tão atraente como Parauapebas.

Por fim, quando você percebe um grupo de comando amarrando balões coloridos ao corpo e tentando te convencer de fazer uma viagem temerária, sem plano de vôo, sem destino certo, a melhor saída é pedir para sair, pegar sua canoa e seguir as correntes dos mais experientes, ouvir os mais velhos, consultar Deus em suas preces e seguir rumos mais simples, como por exemplo, encontrar nas ruas as pessoas trabalhadoras de Parauapebas e poder cumprimentá-las de cabeça erguida, com a sensação de dever cumprido.

Obrigado Zé Dudu, respeitosamente pelo espaço e por suas lições diárias”.

PAULO UCHOA
Cidadão Brasileiro

Nota do Blogger:
Paulo Uchoa chegou à Parauapebas há poucos meses para assumir a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas.  Oriundo de Belém, Paulo trouxe com ele a desconfiança e o bairrismo de nossa imprensa, que torcia para que o prefeito Darci nomeasse uma prata da casa para substituir a participação pífia de Alexandre, seu antecessor.

Infelizmente a política falou mais alto que o respeito ao profissionalismo e ao profissional. Sem querer desmerecer o substituto, o ex-vereador Junior Romão – indicado pelo Pastor Fenelon – acredito que Uchoa ainda tinha muito a dar ao executivo parauapebense.

Espero que continue por aqui e que seja muito feliz na empreitada à frente da Rede TV. Sucesso, irmão! É só o que posso lhe desejar!!!

8 comentários em “Parauapebas: Paulo Uchoa é exonerado e SECOM tem novo comando

  1. anonimo Responder

    A capacidade o pastor Fenelon de tomar decisões equivocadas, quando o assunto é politica, beira o inacreditável.
    Os valorosos fiéis da respeitada Igreja Assembléia de Deus,forma “vendidos” por trinta moedas, a saber:
    Um canal de TV e o cargo de secretario de comunicação..
    Com esse acordo, o comandante da igreja local optou por acender uma vela para Deus e outra para o Diabo.
    Lamentável!

  2. Josberto Girão Responder

    Uma dúvida pessoal minha; conheço tantas pessoas “da casa” que são excelentes jornalista, de uma compentecia sem tamanho, que provaram isto no último concurso publico, tipo o Diego Pageú, porque não coloca pessoas do ramo para exercer uma função como esta. seria mais “politicamente correto” do que contratar pessoas de fora ou, que não tenha formação na Area.

  3. Olhando de fora Responder

    Os mesmos projetos que eram da Seplan no começo do governo e foram parar na Ascom. Quem não quer uma comunicação eficiente são os cabeças do governo porque não tem o que mostrar. Agora, vc, Zé, deve estar choroso…ainda não foi dessa vez.

  4. Larissa Braga Responder

    Mas o que o Paulo fez além de projetos mirabolantes que não saíram do papel? Mil, zilhões de projetos caros e sem perspectiva. Paulo foi um desastre meteórico na administração da ilha de Mosqueiro, perto de Belém, e saiu pela incompetência. Difamado em Belém, veio se esconder aqui. E quem achava que seria diferente se enganou. Ele permanece o mesmo.

  5. ASSEMBLEIANO Responder

    E duro admitir a verdade, mas novamente meu pastor está se jogando pro lado do governo o que é uma pena, quero dizer a todos que nem tudo o que eles decidem, ou sejaos lideres maiores de nossa igreja reflete a opinião dos membros da igreja, que detale, ja tem muita gente revoltada, e esses por expresarem suas opinões contrarias a certas decisões, são chamdos de rebeldes….
    Mas gosto muito do meu pastor, mas nem tudo temos que concorda com ele, ou com quem e decidido, entre eles pastores, que depois vão e falam que a igreja decidiu assim e assado, sem que a igreja ou seja os membros nem parte disso tomam.

  6. Marcos' Responder

    Qual a diferença do Governo Dilma para o Governo Darci?

    No Governo Dilma os gestores caíram no inicio do mandato, no Governo Darci estão caindo do final.

Deixe seu comentário

Posts relacionados