As equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Casas Populares, no município de Parauapebas, passam a contar com um Núcleo de Educação Permanente para executar suas atividades. O espaço, que irá ajudar no trabalho diário de orientação e prevenção feito pelas equipes, é dotado de equipamentos e materiais audiovisuais e fica na Unidade Básica (UBS) do bairro.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que esse tipo de trabalho, uma atenção básica com qualidade pode resolver até 85% dos problemas de saúde da população, o que beneficia não só o paciente, mas a rede de atendimento como um todo, inclusive, com a redução da espera por atendimento e superlotação em hospitais
Além da entrega do espaço, desde o início da semana, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos recém-empossados pela Prefeitura de Parauapebas participaram de oficinas de capacitação. “Todas as capacitações e esses materiais ajudarão em nossa atuação pelo bairro, nas escolas e no trabalho de prevenção que desenvolvemos ao longo do ano com grupo de jovens, idosos, gestantes numa infinidade de temas “, diz a gerente da equipe de Saúde da Família do bairro, Neurama Santana.
O trabalho realizado pelas equipes abrangem duas mil famílias no bairro. “Esse núcleo e toda capacitação irão ajudar a própria comunidade e o próprio município a trabalhar melhor inclusive dentro do bairro, com educação permanente, promoção da saúde e a prevenção de doenças”, diz a coordenadora das Equipes de Estratégias de Saúde da Família e Agentes Comunitários do município, Flavia Araujo.
Toda ação faz parte do projeto Ciclo Saúde desenvolvido pela Vale e Fundação Vale junto com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), organização não-governamental sem fins lucrativos e a prefeitura municipal. “O objetivo de todos é apoiar profissionais da atenção básica na dinâmica que será empregada para conscientização junto às famílias assistidas e para o seu aperfeiçoamento profissional, o que resultará na melhoria da saúde da população”, diz a gerente de Saúde e Proteção Social da Fundação Vale, Livia Zandonadi.
No Pará, o projeto alcança também os municípios de Curionópolis e Canaã dos Carajás. No total, mais de 400 profissionais da área e da gestão pública já passaram por capacitação envolvendo aperfeiçoamento da prática clínica e no trabalho de prevenção de doenças e de combate à desnutrição e à mortalidade infantil.
Fonte: Assessoria de Imprensa Vale