Palestra esclarece dúvidas da população sobre municipalização do trânsito em Curionópolis

Desde 2010 Curionópolis está entre as cidades paraenses com trânsito municipalizado.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on print
Imprimir

Continua depois da publicidade

A Prefeitura Municipal de Curionópolis, em parceria com o Ministério Publico do Pará (MP), promoveu a palestra pública proferida pelo Coronel Miranda, “A municipalização do Trânsito de Curionópolis”, na sexta-feira (15), no Clube das Mães.

Desde 2010 Curionópolis está entre as cidades paraenses com trânsito municipalizado. A atual gestão tem desenvolvido várias ações de conscientização para incentivar a comunidade para uma cultura de trânsito mais seguro.

Um grande número de pessoas marcou presença na palestra, demonstrando o interesse da população em participar do processo de implantação da política de regulamentação do trânsito na cidade. Integrantes de instituições que representam a sociedade civil também estavam presentes, assim como Polícia Militar, Ministério Público, Secretários Municipais, Conselho Tutelar, Vereadores e representantes de classes como Associações de Mototaxistas.

Durante a palestra o Coronel Miranda esclareceu o papel do município e o do estado no ordenamento do trânsito. Destacou a importância da fiscalização para a organização do fluxo de veículos e pedestres e da necessidade de incluir a população nos assuntos que envolvem a mobilidade urbana.

“Com certeza, a mobilidade urbana organizada será um avanço para o município. Um dos principais reflexos positivos será na área da saúde pública, com a diminuição dos casos de acidentes de trânsito”, disse a Secretária de Saúde do município, Kelma Oliveira.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais, num espírito federativo. Cuidar do trânsito é uma obrigação da prefeitura, principalmente por promover segurança para a população residente no município.

“Nesse primeiro momento estamos implantando a sinalização das ruas, instalando placas e promovendo ações de conscientização e educação. Antes de qualquer processo de aplicação de multas, nossa prioridade é ajudar a população a se adaptar a uma nova política da regulamentação do trânsito”, explicou o prefeito Adonei Aguiar.

O administrador municipal terá, sob sua jurisdição a implantação de uma política de trânsito capaz de atender as demandas de segurança e fluidez, e mais facilidade para a articulação das ações de trânsito, transporte coletivo e de carga e o uso do solo. Essas ações são fundamentais para a consecução de um projeto de cidade mais humana e adequada à convivência com melhor qualidade de vida.

“Quero parabenizar a gestão municipal pela palestra pois organizar o trânsito será muito bom, trará mais segurança para todos. Agora cada um precisa se esforçar em fazer a sua parte”, disse o presidente da Associação dos Mototaxistas de Curionópolis, Antônio da Silva.

Texto e Foto: Erika Sarmanho

Publicidade

Relacionados