Nova Ipixuna discute municipalização do trânsito

A primeira audiência pública reuniu os segmentos da sociedade civil organizada para debater o assunto e teve a participação da promotora de Justiça Mayanna Silva Queiroz

Continua depois da publicidade

Autoridades de Nova Ipixuna estão analisando a implantação da municipalização do trânsito. A primeira audiência pública aconteceu na última semana com diversos segmentos da sociedade civil organizada, como OAB Subseção Marabá, Igreja e Poder Público. Sobre o assunto, a promotora de Justiça Mayanna Silva de Souza Queiroz proferiu a palestra “A atuação do Ministério Público na municipalização do Trânsito”, onde explicou que a 6ª Promotoria de Justiça do MPPA colocou como prioridade no Plano de Atuação para o biênio 2018/2019 a municipalização do Trânsito nos município de Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna e que já expediu Recomendações para ambos os municípios, e que os prazos serão cobrados.

Os Conselheiros do Cetran/PA (Conselho Estadual de Trânsito do Pará), tenente-coronel Erick Miranda e Wender Moraes também proferiram palestra onde explicaram como se dá a atuação do Cetran/PA e como funciona o processo de municipalização, esclarecendo várias dúvidas sobre o tema. Moraes falou ainda sobre como ocorreu o processo em Marabá, e as melhorias que ocorreram após o processo.

O secretário Municipal de Saúde de Nova Ipixuna, Francisco Saraiva, fez uma apresentação sobre o impacto dos eventos de trânsito na saúde pública do município. Segundo o secretário “o número de eventos de trânsito com motos é muito elevado na região. Ele destacou a necessidade de uma intervenção conjunta de todos os órgãos envolvidos”.

Os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras de Nova Ipixuna, Cleiciane e Elton, apresentaram o projeto de melhorias nas vias no município, visando dar início aos passos da municipalização do trânsito.