Instituto Tecnológico Vale realiza palestra sobre o rio Parauapebas

A palestra acontece nesta quinta-feira (6), para técnicos da prefeitura e comunidade local. A iniciativa é fruto de parceria com o Prosap
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Rio Parauapebas é tema de palestra do Instituto Tecnológico da Vale (Foto: Elienai Araújo)

Continua depois da publicidade

Pesquisadores do Instituto Tecnológico Vale (ITV) realizam nesta quinta-feira (6), às 16 horas, palestra sobre o rio Parauapebas para técnicos da prefeitura e comunidade local. A palestra será on-line e, para participar, os interessados precisam fazer previamente a inscrição através do link http://bit.ly/PalestraProsapITV.

A iniciativa é fruto de parceria com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A palestra tem como tema: Hidrometeorologia, recursos hídricos e segurança química no rio Parauapebas e será transmitida pelo Youtube, no canal que será informado exclusivamente aos inscritos no evento.

De acordo com a geóloga Lana Nunes, responsável pelo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas/Prosap), a exposição será aberta para estudantes, professores e profissionais que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre o rio Parauapebas. “Os palestrantes, Roberto Dall’Agnol e Renato Silva Júnior, são pesquisadores renomados do Grupo de Geologia Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Tecnológico Vale, com vasta atuação e experiência em pesquisas interdisciplinares voltados para a caracterização do meio físico, com enfoque geológico. Os principais projetos desenvolvidos são focados na Bacia do Rio Itacaiúnas, grande laboratório natural. Os resultados destas pesquisas visam contribuir com os órgãos públicos, comunidade científica e população da região. É uma satisfação tê-los com a gente”, destaca Lana.

Roberto Dall’Agnol é geólogo, doutor em Petrologia com ênfase em granitos na Universidade Paul Sabatier (Toulouse, França, 1980). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2002; pesquisador 1A do CNPq; Professor aposentado da Universidade Federal do Pará, onde exerceu o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação de julho de 2005 a julho de 2009. Coordena desde março de 2009, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia; é membro do Grupo de Petrologia de Granitoides do Instituto de Geociências da UFPA; líder para a América do Sul do projeto IGCP-SIDA 599 The Early Changing Earth (IUGS-UNESCO, 2011-2014), dentre outras importantes atuações.

Já Renato Silva Júnior é geólogo, doutor em Ciências Ambientais, tem mestrado em Geologia e Geoquímica e Especialização em Hidrogeologia Aplicada pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG-UFPA). Com mais de 13 anos de experiência na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato atualmente é pesquisador assistente do Instituto Tecnológico Vale, onde é responsável pela Coordenação Técnica do Projeto Itacaiúnas – Monitoramento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas.

(com informações da Ascom PMP)

Por Tina DeBord