HRT realiza primeiro procedimento de hemodiálise em Tucuruí

Inicialmente, os tratamentos serão direcionados aos pacientes internados com Covid-19
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional de Tucuruí (HRT) deu um passo para a concretização da implantação de um Centro de Tratamento de Hemodiálise no município, através da realização do primeiro procedimento bem-sucedido em um paciente internado com Covid-19. O tratamento é disponibilizado pelo Instituto Diretrizes, responsável pela gestão do Complexo Hospitalar de Tucuruí, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

O aparelho portátil utilizado possui um sistema portátil para a purificação da água através do processo de osmose reversa. Trata-se de um novo conceito em terapia renal substitutiva, que pode ser utilizado em caráter emergencial para minimizar os efeitos adversos do novo coronavírus em pacientes cujos quadros clínicos são agravados pela Insuficiência Renal Aguda (IRA) provocada pela piora da infecção. 

Apesar de, em um primeiro momento, o equipamento atender apenas aos pacientes internados na ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para a doença, a ação é parte de um esforço para melhorar a qualidade da assistência oferecida à população em geral. Com isso, o Complexo Hospitalar de Tucuruí também diminui a necessidade de transferências de pacientes para outras unidades hospitalares da rede pública estadual.