Começou na tarde de ontem, quarta-feira (8), e segue até sábado (12), em Parauapebas a Operação Obsidio, realizada em conjunto pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). Já no primeiro dia, foi preso no bloco 1 do Residencial Alto Bonito, Maquiavel Silva Barbo, pelo crime de tráfico de drogas.
Ele foi flagrado com 3,9 gramas de cocaína, 2,6 gramas de crack, 5,9 gramas de maconha, três tubos de pólvora, uma caixa de espoleta, dois celulares e um relógio de pulso. Maquiavel e o produto encontrado com ele foram conduzidos à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
Além do Alto Bonito, a operação foi realizada em outros bairros tidos como de maior índice de violência na cidade: Bairro dos Minérios, Casas Populares I e II, Tropical I e II e Ipiranga.
Na ocasião, foram feitas abordagens a motoristas e motociclistas. Enquanto os condutores recebiam a revista pessoal, agentes do Grupamento Canil, da Guarda Municipal, realizavam uma varredura em automóveis, com o auxílio do cão farejador Rambo.
Servidores do Detran e do DMTT realizavam a verificação dos documentos e detectaram que vários veículos que estavam em situação irregular. Todos foram recolhidos para o pátio de retenção.
Em conversa com a Reportagem, o agente Max Leite, do Detran, detalhou que o principal o objetivo era realizar a verificação de condutores e veículos irregulares quanto à documentação. “Nosso objetivo é coibir condutores que trafegam de forma irregular. Estamos aqui somando esforços com os demais órgãos visando coibir todas essas ações irregulares”, afirmou ele.
(Caetano Silva)